segunda-feira, 9 de julho de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma determinação divina

A doutrina bíblica da oração
A oração no AT - De Adão a José

Uma determinação divina

Leitura diária: Gênesis 5.1-11
Leitura da Bíblia em um ano: Jó, capítulos 33, 34 e 35

De certa maneira neste capítulo, o texto bíblico volta ao marco "zero" da revelação de Deus, pois o primeiro versículo nos retorna ao momento milagroso do Éden ainda. Parece que o Senhor Deus em sua presciência sabia da necessidade de marcar bem esta sua determinação precípua e primeira com respeito ao gênero da sua criatura por excelência. Ele, o Senhor da revelação, que já havia feito isto no capítulo 2 quando detalha melhor a forma que deu origem à criação do mundo e especialmente do ser humano, volta agora ao assunto no início deste capítulo 5 de maneira sucinta e determinativa.


"No dia em que Deus criou o homem,
à semelhança de Deus o fez. Homem e mulher os criou,
e os chamou pelo nome de homem, no dia em
que foram criados" Gn 5.1,2


Assim, podemos depreender na descritiva divina, mesmo nos manuscritos mais antigos, a ênfase dada pelo Senhor à formação do homem e da mulher como "uma só carne", no sentido de que ambos precisavam se conjugarem e se completarem pela união sexual para que houvesse a continuidade da espécie. Observem que ele chega a chamar a ambos, por um nome só, o nome de "homem", sua criatura. Tal texto teria sido mais uma vez ratificado por Deus, pois bem sabia ele em sua onisciência que mais cedo ou mais tarde o homem começaria a tentar perverter de forma ignobil este sublime propósito em sua concepção original.


Observem que na leitura do texto são citadas 3 gerações após Adão: Sete, Enos e Quenã, mas nenhuma menção é feita ao diálogo com o Senhor por meio da oração. Embora tenha sido nos tempos de Enos pelo que lemos ontem, "que os homens começaram a invocar ao Senhor", esta forma de invocação seria muito mais uma exclamação de medo e temor diante de algum acidente ou problema que o surpreendia, do que propriamente uma conversa em oração com o Pai, podemos assim depreender.



Que nós hoje, não esperemos o "susto" para recorrer ao Pai.



Oração para o dia: Usa-me, Senhor, com um espírito contrito e reverente de forma que minha busca pela vida de oração seja algo que me dê prazer e alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário