quarta-feira, 23 de maio de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - A unidade na diversidade

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Efésios (3) - O desafio da unidade cristã
Leitura diária: Efésios 4.11-13
Leitura da Bíblia em um ano: 1 Crônicas, capítulos 11, 12 e 13

O texto agora é um dos mais marcantes no Novo Testamento sobre os dons do Espírito. Paulo trata deste assunto, por sua importância e valor para a igreja nascente, em três cartas, em cada uma delas de uma forma direta e objetiva, o que muito nos ajuda a entender esta doutrina de tanto significado para a preservação e continuidade da igreja que se estruturava.

Em Romanos 12 ele o faz de maneira mais sintética; em 1Coríntios 12 de forma bem mais extensa. Aqui em Efésios 4 ele é direto e objetivo após esclarecer no versículo 7 ontem lido, que a graça de Deus foi dada a cada um de nós crentes, conforme a medida do dom de Cristo em nós, de forma diversificada em cada ministério: E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres..." (v.11).

Para então prosseguir acrescentando algo de sublime valor para a vida cristã, aspecto este que ele não abordou nas duas outras cartas: "Tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo" (v.12). Ou seja, tais dons não nos foram doados pelo Senhor para ficarem estacionados ou estagnados em nosso viver egoista e preguiçoso, mas para serem aperfeiçoados, melhorados, aprimorados. Isto acontecendo o ministério cristão se desenvolve e a igreja de Cristo se edifica cultural e espiritualmente.

Ele porém não para aí. Segundo o apóstolo, a vida cristã crescente e dinâmica que o Senhor espera de cada um de nós, conforme o ministério que nos foi designado, deve ser sempre voltada para aquilo que seria o alvo maior da vida de um crente:

"Até que todos cheguemos à unidade da fé, e do pleno conhecimento do filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo." Ef 4.13

Será que nós os crentes de hoje estavamos vivendo neste padrão. Será que
o nosso viver cristão tem aperfeiçoado o dom que recebemos?

Oração para o dia: Molda-me, Senhor, segundo a tua vontade, para que o dom que me deste seja praticado em meu viver, contribuindo assim para o meu aperfeiçoamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário