sábado, 26 de maio de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - O velho X O novo

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Efésios (3) - O desafio da unidade cristã


Leitura diária: Efésios 4.20-25
Leitura da Bíblia em um ano: 1Crônicas, capítulos 20, 21 e 22

Este é um dos textos mais didáticos e práticos de todo o Novo Testamento para nos ensinar sobre o que representa a nova vida em Cristo. Ou seja, qual a grande mudança que se opera no coração do homem quando ele se torna um crente.

Isto, para os efésios, tendo em vista o paganismo e a permissividade reinantes, era algo que eles podiam comparar facilmente como a transformação inversa, do vinho, com seu alto grau de alcoolismo e embriaguez para a transparência e a limpidez da água pura. Para nós, os crentes de hoje, embora não tenhamos em vista, pelo menos no Ocidente, o mesmo grau, força e aparência do paganismo de Éfeso dos tempos bíblicos, a verdade é que em termos de permissividade, talvez, a nossa sociedade esteja se tornando mais pecaminosa e pornográfica do que as mais baixas e vis comunidades da antiguidade. Senão, vejamos.

Primeiro, v.20: "Mas vós, não aprendestes assim a Cristo." Ou seja, não foi este tipo de viver que os crentes de Éfeso aprenderam de Cristo.

Segundo, v.21: "Se é que o ouvistes, e nele fostes instruídos, conforme é a verdade em Jesus..." Isto é, se vocês realmente passaram por uma experiência de conversão junto a Cristo, não foi isto que dele apreenderam.

Mas, muito pelo contrário, em terceiro lugar, v.22: "... A despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concuspiscências do engano..." Sim, mudaram, na verdade, a forma de viver. Para, em quarto lugar, v.23: "... A vos renovar no espírito da vossa mente..." Em vez do envilecimento ou envelhecimento mental a renovação espiritual.

De forma que, em quinto lugar, v.24, surja a verdadeira transformação: "...
E a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira
justiça e santidade." Trazendo esta transformação, como conseqüência, um procedimento santo e agradável a Deus, como corpo de Cristo que somos: "Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros."

Oração para o dia: Molda-me, Senhor, como um novo ser, não mais dominado pelo pecado, mas liberto de suas prisões, pelo sangue de Cristo que me renova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário