sexta-feira, 11 de maio de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - A nova vida em Cristo

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Efésios (1) - A doutrina da salvação


Leitura diária: Efésios 2.1-7
Leitura da Bíblia em um ano: 2Reis, capítulos 6, 7 e 8

Um destaque especial que Paulo dá nesta carta é ao valor da nova vida em Cristo que passamos a desfrutar desde que a conversão se opera em nosso ser. Ele exalta, sem dúvida, a salvação que recebemos pela graça de Cristo, mas nos aponta para a resultante desta bênção no viver, bênção esta que deve ser experimentada por todo crente, ou seja, uma verdadeira transformação na vida, transformação esta a que ele chama de vivificação.
Visando demonstrar o grau infinito dessa graça para a salvação do ser
humano, ele declara no mesmo capítulo:

Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele.” Ef 2.4-6

Ou seja, as obras de nada valem para a salvação. Apenas a graça que nos foi dada por Deus antes mesmo que nascêssemos (Gn 3.15), nos pode dar a certeza da salvação. Antes que isto acontecesse, os crentes em Éfeso, nós os crentes de hoje, estávamos perdidos em nossos erros e fracassos. Nada poderíamos fazer, por nosso mérito, para livrar-nos da morte eterna, mas:

"Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos pecados e delitos... para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Jesus Cristo." Ef 2.1,7

Assim, lendo o primeiro e o último versículos juntos, vemos claramente que o objetivo secundário da obra salvífica realizada por Deus através de seu Filho, Jesus Cristo, é que, os crentes em Éfeso e em todo o mundo onvertido na época, vivessem uma vida de tal maneira diferenciada, que transmitissem às gerações vindouras, a riqueza da graça de Cristo. Hoje, passados vinte séculos, podemos afirmar que os efésios fizeram a sua parte. Nós somos a resultante desta vivificação que operada neles, nos permitiu chegar à bondade de Cristo, no século XXI.

 Oração para o dia: Molda-me, Senhor, para ser um crente transformado pelo teu amor, vivificado para testemunhar ao mundo da graça da tua salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário