terça-feira, 8 de maio de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma declaração inigualável

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Efésios (1) - A doutrina da salvação
Leitura diária: Efésios 1.7-14
Leitura da Bíblia em um ano: 1Reis, capítulos 19, 20 e 21

Éfeso vai-se tornar um dos maiores centros primitivos do cristianismo, principalmente depois da queda de Jerusalém em 70 a.C. Paulo, passou ali três anos, evangelizando a cidade e as regiões vizinhas, ocasião em que teve que “combater com as feras” como menciona em 1Coríntios 15.32. Aliás foi durante sua estada aí que ele escreveu suas cartas à igreja em Corinto.

Mais tarde, João, o apóstolo deve ter sido pastor desta igreja, fato este que Irineu e Eusébio confirmam nnos séculos II e III da era cristã. Foi daí que ele teria sido exilado para Patmos onde escreveria a revelação de Deus a ele, o livro Apocalipse. A tradição da Igreja Católica, aponta que Maria, mãe de Jesus, teria morrido nesta cidade, pois o apóstolo a recebera como mãe após o episódio da cruz, fato este que a Bíblia não nos registra.

Paulo vai passar por Éfeso em sua segunda viagem bem ao final dela, mas
de maneira rápida (At 18.19-21). Porém, logo no início da terceira viagem ele
chega a Éfeso (At 19.1), e deverá então nela ficar os três anos citados por ele mesmo (At 20.31) fazendo dela o centro propulsor de suas andanças pela região da Ásia e da própria Europa: Macedônia, Grécia, Filipos, Trôade, Mileto, Samos e outras menores, conforme nos registra Atos 19.1 a 20.38. Sua espedida dos crentes em Éfeso é dramática e muito emotiva, por onde podemos ter uma idéia do seu grau de afinidade com aquela igreja.

Assim, a declaração que ele iniciou no versículo 3, como lemos ontem, vai se encerrar apenas no versículo 14. É um texto maravilhoso que deve ser lido de uma arrancada só, tal a sua estrutura teológica, beleza de linguagem e com um conteúdo inigualável em comparação com outros trechos bíblicos com o mesmo propósito dele, podemos assim afirmar. Vale a pena meditar em alguns deles (5 a 14):

"... segundo o beneplácito de sua vontade... para o louvor da glória da sua graça... o Amado... em quem temos a redenção pelo seu sangue... a remissão dos nossos delitos... segundo as riquezas da sua graça... em toda a sabedoria e prudência... para a dispensação da plenitude dos tempos... o qual é o penhor da nossa herança... para o louvor da sua glória!"

Oração para o dia: Molda-me, Senhor, segundo a tua vontade. Usa como modelo a figura moral do teu filho Jesus Cristo, a fim de que o mundo o veja em mim..

Nenhum comentário:

Postar um comentário