terça-feira, 29 de maio de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma expressão de amor

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Filipenses (1) - Vitória no sofrimento


Leitura diária: Filipenses 1.8-11
Leitura da Bíblia em um ano: 2Crônicas, capítulos 15, 16 e 17

A passagem de Paulo por Filipos é uma das páginas mais esplendorosas do trabalho evangelístico do apóstolo acompanhado, no caso, por Silas. Ela está narrada em Atos 16.12-40, quando o apóstolo inicia a evangelização da Europa conforme lhe determinara a visão. Nesta cidade ele trabalha objetivamente em duas casas, primeiramente com Lídia, a fabricante de púrpura da cidade e depois na casa do anônimo carcereiro da prisão em Filipos, onde ele se hospeda após o martírio, é tratado, alimentado e prega o evangelho a ele e a toda a sua família. Desses dois núcleos familiares, deve ter surgido então a igreja cristã em Filipos, à qual Paulo vai escrever mais tarde.

Esta é mais uma das cartas chamadas “da prisão”. Tudo faz crer que, tomando conhecimento em Roma de que aquela igreja estava recebendo pessoas que ensinavam certas heresias e, que, também, alguns dos líderes da igreja teriam se voltado contra ele em sua liderança, o apóstolo resolve escrever a carta, onde aconselha, responde e adverte. No entanto, apesar disto,vemos que a igreja o amava pois ele agradece a ajuda que dela teria recebido expressando o seu amor pelos crentes ali. Nesta carta, ele expressa também alguma características que devem marcar a vida do crente, falando da confiança, alegria, amor, comunhão e firmeza que deveriam estar presentes neles.

Na leitura de hoje ele se expressa para aquela igreja de maneira tão terna e carinhosa que deveria servir de exemplo para os pastores líderes de hoje.Ele o faz de quatro formas: Primeiro, dizendo de sua saudade por aqueles irmãos (v.8); Segundo desejando que eles cresçam em amor e conhecimento (v.9); Terceiro, augurando para aqueles irmãos uma vida em sinceridade na presença de Deus; e, quarto, finalmente, para que suas vidas sejam pródigas do fruto da justiça de Deus em seu dia-a-dia. Este fruto seria a bênção da salvação, a bênção do perdão, a bênção da paz, a bênção da fé, paradigmas do cristão:

"... cheios do fruto de justiça, que vem por meio de Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus." Fp 1.11


Oração para o dia: Molda-me, Senhor, para que eu não vacile em minha vida cristã testemunhando com ousadia do teu Evangelho e vivendo em integridade de vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário