quinta-feira, 17 de maio de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma confissão extraordinária

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Efésios (2) - A paixão de um missionário


Leitura diária:
Efésios 3.11-13
Leitura da Bíblia em um ano: 2Reis, capítulos 21, 22 e 23

Não sei se os irmãos leitores se aperceberam do título da lição que estamos
estudando para o próximo domingo, neste capítulo 3 da Carta aos Efésios. Nossa Redatoria, desde a primeira vez que passamos por este trecho de Paulo, considerou que em nenhum outro momento a dedicação do apóstolo ao seu trabalho de missões se mostrou tão evidente como aqui, daí o título que ilustra o nosso estudo semanal: A paixão de um missionário.

Realmente, é uma confissão extraordinária a que temos registrada nesses três versículos de nossa leitura hoje. Primeiramente, um complemento ao texto de ontem em que o apóstolo se mostrava extremamente privilegiado em ter recebido tal ministério do Senhor, de uma forma toda especial para ele, o menor dos servos de Jesus Cristo, como ele mesmo se considerava, pois isto, aconteceu, " segundo o eterno propósito que [o Pai] fez em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Ef 3.11).

Em segundo lugar, esta revelação que acaba de registrar a respeito do plano de Deus para a salvação dos homens, é seguida de uma declaração de coragem e resolução dele próprio, Paulo, em prol da evangelização do mundo, quando acrescenta aquilo que o motiva a pregar o Evangelho, mesmo diante de problemas ou dificuldades:

" no qual temos [Jesus Cristo] ousadia e acesso em confiança, pela nossa fé nele" (Ef 3.12).

Finalmente, em terceiro lugar, ele complementa que mesmo diante dos problemas que enfrentava em razão de sua dedicação ao ministério cristão, que os seus irmãos de Éfeso, não se abatessem, demonstrando que mesmo diante de tais situações adversas, ele não se intimidava, muito pelo contrário, mais e mais se dedicava ao trabalho missionário entre os povos gentios:

Portanto vos peço que não desfaleçais diante das minhas tribulações por vós, as quais são a vossa glória." (Ef 3.13).

A verdade, é que a dificuldade enfrentada no ministério cristão deve ser
motivo de glória para a igreja, pois evidencia que está comprindo a sua missão.

Oração para o dia: Molda-me, Senhor, para dedicar-me ao teu serviço de maneira íntegra e fiel, fazendo com que o meu coração se inflame deste amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário