domingo, 6 de maio de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma palavra de impaciência

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Gálatas (4) - A verdadeira liberdade cristã

Leitura diária: Gálatas 6.12-18
Leitura da Bíblia em um ano: João 18 a 21 e Atos dos Apóstolos 1

Estes versículos finais, são mais uma vez dedicados à razão de ser de sua carta aos gálatas: - a ação deletéria dos crentes judaizantes que desejavam sujeitar os crentes provindos do mundo gentio, aos ditames do judaismo, como uma espécie de porta de entrada para o cristianismo verdadeiro.

Ou seja, eles só consideravam realmente crentes, aqueles que se filiando à igreja pela conversão a Cristo, se submetessem também a alguns dos dogmais do judaismo, especialmente a circuncisão. Paulo vai se rebelar contra isto e o manifesta de maneira agressiva: "Todos os que querem ostentar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidarvos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo" - Ou seja, se o crente gentio quisesse ter uma vida tranqüila em meio à igreja, que se circuncidasse logo no início, pois assim, poderia desfrutar da comunhão com os irmãos em paz.

Vai acusá-los de serem crentes carnais, dando maior importância à aparência do que ao íntimo da fé verdadeira: "Porque nem ainda esses mesmos que se circuncidam guardam a lei, mas querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne"- Isto é, não eram sinceros em sua ação, mas desejavam apenas passar para os demais uma imagem de obediência e respeito que eles mesmos não possuiam em verdade.

Paulo vai então desabafar: "Longe de mim esteja gloriar-me... a não ser na cruz de Jesus Cristo... Pois nem a circuncisão, nem a incircucisão, valem alguma coisa... O que vale na verdade, é ser uma nova criatura". - E, para completar seu desabafo declara, peremptoriamente:

"Daqui em diante ninguém me moleste. porque eu trago no meu corpo as marcas de Jesus." Gl 6.17

Ou seja, não me importo com as críticas infundadas de vocês.
 
Oração para o dia:
Prepara-me, Senhor, para viver uma vida íntima na tua presença, sendo sincero e honesto em meus atos, palavras e pensamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário