quarta-feira, 16 de maio de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - O privilégio da pregação

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Efésios (2) - A paixão de um missionário

Leitura diária: Efésios 3.8-10
Leitura da Bíblia em um ano: 2Reis, capítulos 18, 19 e 20

Paulo vai neste pequeno texto reconhecer a pregação do Evangelho, como um dos maiores privilégios outorgados por Deus ao crente. Ele vai mostrar aos crentes de hoje, que se você possui este dom, não deve desperdiçá-lo, mas colocá-lo a serviço do Senhor. Caso não tenha o dom da pregação, lembre-se que ainda assim você pode participar desse ministério especial, por meio de seu testemunho pessoal, conforme aconteceu com o apóstolo dos gentios:

"... [evangelho] do qual fui feito ministro, segundo o dom da graça de Deus, que me foi dada conforme a operação do seu poder." Ef 3.7

Porém, se você se achar indigno deste ministério, incapaz para cumpri-lo, o apóstolo também se reconhecia pequeno para isto:

"A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar aos gentios as riquezas inescrutáveis de Cristo." Ef 3.8

Ele se considerava o "menor" entre todos os crentes porque fora um algoz
implacável da igreja em seu início e um perseguidor cruel dos crentes naquela época. Mesmo assim, ele recebera do Senhor este privilégio que considerava inaudito:

"... [para] demonstrar a todos [judeus e gentios], qual seja a dispensação do mistério que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou, para que agora, a multiforme sabedoria de Deus seja manifestada por meio da igreja, aos principados e potestades das regiões celestes." Ef 3.9,10

Ou seja, a grandiosidade desse ministério é tão excelsa, que esteve oculta por Deus nos tempos passados (os profetas do AT não o receberam), e que somente agora, a partir da morte e ressurreição de Cristo, se tornou possível à igreja de Cristo, a sua divulgação e ministração.

Oração para o dia:
Molda-me, Senhor, tornando-me capacitado para o exercício do ministério da pregação do teu Evangelho a todos que estão ao meu redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário