quinta-feira, 10 de maio de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Um final apoteótico

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Efésios (1) - A doutrina da salvação
Leitura diária: Efésios 1.19-23
Leitura da Bíblia em um ano: 2Reis, capítulos 3, 4 e 5

Temos já mencionado a beleza e conteúdo inestimáveis desta abertura deste primeiro capítulo cuja leitura estamos encerrando hoje. Mesmo tendo parado e procurado ler com atenção pode ser que não tenhamos nos apercebido da profundidade espiritual contida no texto. Vale a pena revê-lo, antes de terminar a leitura hoje.

Muitas vezes nossas vidas cristãs se tornam tranqüilas e tão normais que perdemos a inspiração para o louvor e a adoração. Mecanicamente, pensamos que “não há porque fazê-lo”, pois nada acontece de especial ou diferente. Ou seja, acostumamo-nos às revelações do Pai de tal forma já conhecidas que, não experimentamos mais, em nosso viver, momentos de êxtase ou gozo espiritual.

Somos como que levados a vivenciar o nosso dia-a-dia em monotonia e passividade. Paulo nos dá um exemplo fulgurante de uma pessoa que embora, vivendo com intensidade a vida cristã e passando até por dissabores e tristezas em muitos instantes, ainda assim, sabia cultivar o momento do louvor e da adoração em sua intimidade. Este primeiro capítulo desta carta é um belíssimo hino de louvor e exaltação a Deus. Vale a pena lê-lo em reverência, de joelhos até, para que a sua beleza e sua profundidade impregnem a nossa vida e nos transforme em pessoas que vibrem sempre com a salvação alcançada e com o poder do Senhor que nos salvou.
Este final é apoteótico (19-23):
 
"... para que saibais... qual a suprema grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus, muito acima de todo o principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; e sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e para ser cabeça sobre todas as coisas o deu à igreja, que é o seu corpo, o complemento daquele que cumpre tudo em todas as coisas."


Será que temos experimentado esta grandiosidade de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo em nossa vida? Em meu viver tenho experimentado isto?

Oração para o dia:
Molda-me, Senhor, segundo o teu desejo, usando como modelo social o amor do teu Filho Jesus Cristo, para que o mundo possa recebê-lo por mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário