sexta-feira, 25 de maio de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma batalha sem trégua

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Efésios (3) - O desafio da unidade cristã
                                                              
Leitura diária:
Efésios 4.17-19
Leitura da Bíblia em um ano: 1 Crônicas, capítulos 17, 18 e 19

Paulo encaminha então os crentes de Éfeso a estarem atentos para uma batalha sem trégua que passariam a enfrentar em suas vidas, alertando-nos, vinte séculos depois, para isto também. Ele alertou, efésios e a nós, crentes do século XXI, para a seguinte e triste realidade:

- Enquanto estivermos no mundo, estaremos sempre neste "front" de uma guerra sem fim e sem quartel, entre a santidade que deve ser o nosso paradigma supremo e a sutil e ardilosa trama do pecado que se insinua no viver cristão. Primeiramente, ele nos adverte para a forma solerte e matreira com que o pecado nos envolve, chamando-nos a atenção para o fato de estarmos sempre alertas contra tais artimanhas:

"Portanto, digo isto, e testifico no Senhor, para que não mais andeis como andam os gentios, na vaidade da sua mente..." - Ef 4.17

- atraindo-nos com sua lábia e fraudulência.

Em segundo lugar, nós os crentes, devemos estar atentos para a atitude e o comportamento desses homens que vivem no pecado, considerando com seriedade o viver corrompido e distanciado de Deus que demonstram ter, e não nos deixando por eles envolver: "... Entenebrecidos no entendimento (revestidos do mal), separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração..." - Ef 4.18 - procuremos evitar a convivência em harmonia com tais pessoas. Pois, em terceiro e último lugar, devemos observar o estado de baixeza moral e espiritual a que chegam tais pessoas:

"... Os quais, tendo-se tornado insensíveis, entregaram-se à lascívia para cometerem com avidez toda sorte de impureza." Ef 4.19.

Sim, embora devamos pregar o Evangelho a tais criaturas, pois Cristo por elas morreu também, não devemos nunca permitir que a convivência com estas pessoas nos leve a adotar os seus padrões de linguagem, de costumes, de diversões, de freqüência a determinados ambientes, de forma que o mundo ao nos olhar não veja a diferença que deveria existir entre o santo e o profano.

Oração para o dia:
Molda-me, Senhor, para ter um viver santo. Que a marcha do pecado sobre o mundo não me atinja, mas me estimule mais e mais a lutar contra ela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário