segunda-feira, 7 de maio de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma saudação e uma declaração

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Efésios (1) - A doutrina da salvação

                                            
Leitura diária: Efésios 1.1-6
Leitura da Bíblia em um ano: 1Reis, capítulos 16,17 e 18
 
A carta de Paulo aos efésios é tida como uma daquelas que foram escritas da prisão em Roma. Segundo o costume do império, naquela época, sendo ele um prisioneiro domiciliar, deveria ter ao seu lado, permanentemente, um soldado romano de guarda para impedi-lo de deixar a residência que lhe fora alugada para isto. Por isso é que os historiadores explicam o final desta carta quando Paulo vislumbra a armadura do cristão. Ele estaria por certo no seu reduto de risioneiro contemplando a sentinela romana ao seu lado, quando então se apropriou da visão de seus apetrechos de vestimenta para aplicá-los à mensagem que desejava transmitir como vamos ler no capítulo 6.
Éfeso era a capital da província romana na Ásia. A cidade mais importante e influente na região da Turquia moderna. Era famosa por ser a sede do culto a Diana, uma deusa da mitologia grega (Ártemis), absorvida agora pela mitologia romana. É verdade que a grandeza do templo original que foi incluído como uma das sete maravilhas do mundo antigo houvera se perdido, destruído que fora em uma das guerras do período inter-bíblico em 356 a.C. Foi restaurado no período de Alexandre, o Grande, e mantinha sua influência religiosa ao tempo de Paulo.

Além do templo de Diana, com suas sacerdotisas virgens e eunucos (jovens emasculados), era também um grande centro comercial. Como igreja cristã se tornou também referência no NT, pois, o apóstolo João deve ter ali encerrado o seu ministério, e ela mesma viria a ser a destinatária de uma das sete cartas do Apocalipse.

Paulo saúda os efésios com a graça de Deus nos 2 primeiros versículos, e faz uma das mais belas declarações sobre a grandeza do Pai, declaração esta que começa no verso 3 se encerra preliminarmente no versículo 6:

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo; como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e repreensíveis diante dele em amor, e nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo... Ef 1.3-5

Oração para o dia: Prepara-me, Senhor, para ser digno desta eleição para a salvação eterna, com que me distinguiu desde a fundação do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário