quarta-feira, 30 de maio de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma convocação para a melhor vida cristã

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Efésios (4) - A conduta do crente no mundo

Leitura diária: Efésios 5.14-21
Leitura da Bíblia em um ano: 1Crônicas 29 e 2Crônicas 1 e 2

Paulo então segue o texto com uma brilhante palavra de alerta e despertamento para o crente. Mesmo para aquele que já naquele época, parecia viver tão desalentado e desinteressado que o apóstolo chega mesmo a mencionar que, diante desta luta contra o pecado, que deveria ser intensa e permanente, o crente muitas vezes parecia adormecido ou em estado de letargia espiritual, daí a sua convocação:

"Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos,e Cristo te iluminará." Ef 5.14

Diante desta palavra de despertamento espiritual, pois ele está falando a crentes de ontem e de hoje, o apóstolo aponta seis atitudes indispensáveis para a melhor conduta do crente diante do mundo:

1) Vamos viver com cuidado, atenção, e não com ingenuidade e inocência (v.15). O mundo é ardiloso e nos engana com suas ciladas: Vamos então viver com diligência, andando não como ingênuos, mas como zelosos e atentos;

2) Vamos usar bem cada oportunidade de testemunharmos de nossa fé, de pregarmos o evangelho, de evidenciar a nossa pureza de vida, porquanto os dias são maus, isto é, são traiçoeiros e pecaminosos, próximos do fim (v.16);

3) Diante de tais evidências, como crentes dedicados, não podemos nos
alienar dessas verdades, vivendo de maneira insensata, ou seja, como se não soubéssemos dessas coisas, procurando sim, realizar a vontade de Deus (v.17);

4) Como decorrência de tudo, não percamos tempo em noitadas, shows,
espetáculos, embriagando-nos não apenas com o alcool do vinho, mas com os prazeres da indústria do entretenimento que nos leva à perdição (v.18);

5) Ao contrário, devemos remir o nosso tempo em reuniões com os nossos
irmãos, na igreja, nos lares, aproveitando para juntos louvar, cantar, orar (v.19);

6) E, como para coroar tais procedimentos, em tudo isto, como crentes, deveremos sempre dar graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, o nosso Senhor e Salvador (v.20), e isto, numa atitude de harmonia e comunhão cristã com todos os irmãos de forma que o mundo veja o quanto nos amamos (v.21).

Oração para o dia:
Molda-me, Senhor, a ser um instrumento de tua paz e santidade, para que o mundo possa ver em meu viver, o reflexo da beleza de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário