quinta-feira, 3 de maio de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - As obras do Espírito

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Gálatas (4) - A verdadeira liberdade cristã
                                                                    
Leitura diária: Gálatas 5.22-26
Leitura da Bíblia em um ano: 1Reis, capítulos 7, 8 e 9

Antagonizando a relação de ontem, Paulo faz agora uma listagem que deve ser um paradigma para todos os crentes da Galácia ou dos tempos de hoje. Ele faz esta relação nos versículos 22 e 23:

Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.

Observem que são nove virtudes que devem ornar o nosso caráter e ser ponto de referência em nosso viver: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Para concluir categoricamente a questão da diferença entre o fruto do Espírito que se transforma em 9 obras positivas, e as obras da carne, em suas 15 resultantes negativas, ainda acrescenta: “Contra estas coisas não há lei”.

Como são todas elas conseqüências da operação do Espírito no coração do crente a lei nada pode contra elas. Mais um pouco e Paulo encerra a questão mostrando as conseqüências de um caminho e do outro: - O caminho que o mundo oferece e o caminho a que Cristo nos convida. Ele faz isto de maneira muito objetiva e direta.

Se você quiser ver o que acontece àquele que trilha o caminho da liberdade como o mundo a entende, você vai ver apenas “prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, contendas, ciúmes, iras, facções, dissensões, partidos, invejas, bebedices, orgias”, coisas que levam a fins trágicos.

Se você quiser ver o que acontece àquele que segue o caminho a que Cristo nos convida, você verá “amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio”, coisas que levam a situações de harmonia, boa vontade e compreensão entre os homens. A liberdade cristã nos conduz a estes estágios aos quais Paulo chama de “frutos do Espírito”, pois é isto que resulta na sua vida e na minha vida se vivermos segundo a vontade de Cristo.
 
Oração para o dia:
Prepara-me, Senhor, para trilhar os teus caminhos. Que os tropeços desta vida não me façam perder o rumo de tua vontade para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário