terça-feira, 15 de maio de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma explicação histórica

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Efésios (2) - A paixão de um missionário
Leitura diária: Efésios 3.4-7
Leitura da Bíblia em um ano: 2Reis, capítulos 15, 16 e 17

O que Paulo estava escrevendo, como lemos ontem era para justificar-se diante dos gentios da razão de ser de sua dedicação a este ministério de pregarlhes o Evangelho, mesmo enfrentando tais dificuldades. Afinal, aqueles gentios percebiam que para pregar-lhes, o apóstolo que era judeu e fora fariseu, recebia a oposição ferrenha de seus conterrâneos, os judeus convertidos naquela região.

Paulo inicia este capítulo justificando-se então, alegando que recebera tal missão do próprio Senhor Deus, e agora, nos versículos que lemos hoje, vai mais longe ainda, afirmando que estava indo ao encontro do propósito do Senhor desde os tempos mais antigos. Sim, embora, no passado o exemplo de Jonas indo a Nínive para pregar a salvação do Senhor tenha sido marcante para o povo de Deus, a verdade é que tal anseio divino, ficara meio como que oculto dentre os mistérios do Senhor para o seu povo. Por isso, ele escreve:

"Pelo que, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, o qual em outras gerações não foi manifestado aos filhos dos homens, como se revelou agora no Espírito aos seus santos apóstolos e profetas." Ef. 3.4,5

Sim, agora, o "mistério" da salvação pela graça em Cristo, fora trazido por Deus, para conhecimento de todos os homens. Ele está se referindo então, que desde a revelação magnífica ocorrida no dia de Pentecostes em Jerusalém (At 2), e depois com as experiências de Filipe e Pedro em Gaza (At 8) e Cesaréia (At 10, e o que ocorrera em sua primeira viagem (At 13), confirmado depois pela decisão do Concílio em Jerusalém (At 15), não havia mais óbices para impedir a disseminação da mensagem salvadora de Cristo a todos os homens. Por isto, ali estava ele pregando e insistindo com os crentes gentios em Éfeso, sobre a razão de ser de sua pregação:

"... a saber, que os gentios são co-herdeiros e membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus, por meio do evangelho." Ef. 3.6

Oração para o dia: Molda-me, Senhor, para entender aquilo que desejas para mim no plano do testemunho pessoal, de forma que possa ser um pregoeiro da tua mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário