segunda-feira, 21 de maio de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma unidade indivisível

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl                                                                 
Leitura diária: Efésios 4.1-6
Leitura da Bíblia em um ano:
1 Crônicas, capítulos 5, 6 e 7

Este texto de Paulo é uma verdadeira enciclopédia teológica. O que o apóstolo nos transmite nestes 6 versículos iniciais deste capítulo deve ter sido motivo e tema de inúmeros compêndiosde teologia em todos os tempos. O que ele nos escreve, pois escrevendo aos crentes em Éfeso há dois mil anos atrás, ele estava escrevendo para toda a posteridade, atingindo-nos também 20 séculos depois.

O subtítulo que acima demos, para a meditação desse dia, pode parecer até uma linguagem repetitiva ou um tanto redundante pelo menos: se falamos em unidade, como admiti-la dividida?... No entanto, com o aparente pleonasmo, queremos chamar a atenção para a intensidade, qualidade e capacidade desta indivisibilidade teológica a que Paulo nos aponta:

Em primeiro lugar, indivisibilidade na atitude do crente diante de si mesmo, da família, da igreja e do mundo:

"Rogo-vos, pois, eu o prisioneiro do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor" Ef 4.1-2

Em segundo lugar, indivisibilidade no espírito de paz que deveria reinar entre os crentes e na vida de cada um deles:

"Procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz." Ef 4.3

Em terceiro lugar, indivisibilidade nos pressupostos essenciais da verdadeira vida cristã. Sua vida e sua crença devem expressar esta unidade:

"Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos." Ef 4.4-6

Oração para o dia: Molda-me, Senhor, para crer de maneira firme e segura nos pressupostos básicos de tua manifestação ao mundo por meio de Cristo: Paz, esperança, fé, batismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário