terça-feira, 22 de maio de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma diferença marcante

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Efésios (4) - A conduta do crente no mundo
Leitura diária: Efésios 5.8-13
Leitura da Bíblia em um ano: 1Crônicas, capítulos 26, 27 e 28

O primeiro versículo do novo texto coloca de maneira clara e definitiva o que o apóstolo queria evidenciar para os crentes em Éfeso no passado bíblico e para nós hoje, dois mil anos depois (Ef 5.8):

"Pois outrora éreis trevas, mas agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz."

Assim, diante de um paradigma tão excelso como este, o apóstolo nos ensina nos versículos seguintes que aquilo que se deve esperar na vida cristã são, primeiramente, os frutos da luz, atitudes que evidenciem as virtudes da "bondade, justiça e verdade" (v.9);

Em segundo lugar o que nos compete fazer como crentes é "provar o que é agradável ao Senhor" (v.10), ou seja, praticar no dia-a-dia aquilo que é digno, honroso e virtuoso, de forma a não desmerecer a pessoa do seu Salvador;

Em terceiro lugar, como crentes, não nos detambém ixemos "envolver pelas obras do pecado" (v.11), que são chamadas de "infrutuosas" pois não produzem os "frutos da luz" que ele acima menciona, antes pelo contrário, produzem "frutos das trevas";

Em quarto lugar, ele ressalta que o crente não deve praticá-las apenas, mas também condená-las, quando de alguma forma se vê a elas exposto (na TV, no livro, nos jornais, nas conversas), pois elas são de tal maneira vergonhosas que somente a compactuação em aceitá-las ou com elas conviver de forma omissa já é extremamente negativo para o cristão.

Esta é a nossa realidade como crentes em busca da santidade que nos compete alcançar desde que fomos salvos pelo sangue de Cristo: não apenas evitar a prática do pecado, mas também não permitir que por nossa omissão ou passividade as obras infrutuosas do pecado estejam circulando ao nosso redor com livre trânsito sem que demonstremos nossa contrariedade a tais fatos.

Oração para o dia:
Molda-me, Senhor, a ter uma vida pura onde a minha disciplina pessoal seja toda ela orientada por tua palavra manifesta ao meu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário