segunda-feira, 14 de maio de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma justificativa aos gentios

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Efésios (2) - A paixão de um missionário
Leitura diária: Efésios 3.1-3
Leitura da Bíblia em um ano: 2Reis, capítulos 12, 13 e 14

Paulo vai se identificar na História da Igreja como o apóstolo dos gentios. Realmente ele foi o instrumento de Deus para esta missão. O Senhor mostrou por duas vezes esta necessidade ao discipulado de Cristo, mas aparentemente eles não o entenderam, ou não consideravam-se capazes para tal, sendo homens, sob o ponto de vista cultural e social, limitados para uma obra desta natureza.

É verdade que Filipe, um diácono evangelista, que trabalhou junto aos discípulos em Jerusalém, deve ter sentido esta necessidade divina, porque foi pregar aos samaritanos e indo mais longe ainda, ao "caminho que ia para Jope", a fim de se encontrar com o mordomo da rainha de Candace, um reino escondido nas entranhas da Etiópia ao norte da África (At 8). Pedro deve ter sentido também este anseio do Senhor, quando ele o enviou à casa de Cornélio, um centurião romano (At 10). No entanto, tais situações se resumiram a isto e nada mais se fêz.

O Senhor vai vocacionar a Paulo e a Barnabé "para a obra a que os tenho chamado" (At 13) e, aparentemente, no início, embora estivessem indo aos povos gentios no estrangeiro, eles circunscreviam sua mensagem de Cristo mais aos núcleos judaicos em cada região onde chegavam. Os gentios também se convertiam, mas era como que em decorrência da menagem que pregavam aos judeus ali radicados. Isto só vai mudar, um tanto constrangedoramente para Paulo e Barnabé, quando em meio ainda à primeira viagem, são obrigado à voltar-se para os gentios (At 13.46), decisão que é confirmada pelo Senhor, quando em meio agora, à segunda viagem, uma visão os convoca, ele e Silas, à "passar à Europa", ou seja, pregar aos povos gentios do mundo (At 16.9-12).
Daí a sua palavra tão enfática sobre esta comissão recebida do Senhor:

"Por esta razão, o prisioneiro de Cristo Jesus por amor de vós gentios... Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus para convosco me foi dada." Ef 3.1,2

Assim, Paulo encarava o seu ministério entre os gentios como um dever a cumprir diante da ordem que recebera do Senhor.

Oração para o dia:
Molda-me, Senhor, a obedecer ao teu querer para minha vida, encarando com amor, dedicação e responsabilidade, o ministério que me destinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário