quinta-feira, 23 de agosto de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma palavra sobre o poder da oração

A doutrina bíblica da oração
A oração no NT - Os ensinos dos apóstolos


Uma palavra sobre o poder da oração

Leitura diária: 1João 5.14-21
Leitura da Bíblia em um ano: Salmos, capítulos 108, 109 e 110


O escritor da carta aos hebreus, bem como Tiago e Pedro, já nos trouxeram algum ensinamento sobre o ministério da oração. Pois bem, além deles, temos também do apóstolo João, o apóstolo do amor, pelo menos dois momentos em que ele, em sua primeira carta, nos escreve mui oportunamente, sobre a vida de oração que devemos ter como crentes em Cristo.

O primeiro, e mais ilustrativo, é o que separamos para a nossa leitura de hoje, quando o apóstolo fala sobre a eficácia da oração. Ele é bastante enfático ao declarar sobre a fé que devemos ter quando pedimos algo em oração:


"E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve." 1Jo 5.14


Ou seja, todo crente deve ter esta convicção em seu coração quando ora ao Senhor: - Ele está sempre nos ouvindo. Se cremos nele, ele tem a sua "escuta" ligada aos nossos corações de forma que sabe, antes que peçamos, aquilo, de que estamos precisando ou requerendo. Como crentes da nova dispensação, devemos saber, como Daniel, em pleno AT aprendeu, conforme declarou-lhe um anjo do Senhor, "que enquanto ele ainda estava falando na oração... no princípio das suas súplicas, Daniel, saiu a sua ordem", istoé, o Senhor se antecipa aos nossos desejos, na medida em que eles sejam, realmente, resultantes da vontade do Senhor sendo feita em nossos corações.


Mas, o apóstolo do amor prossegue ainda, inspirando-nos mais ardor e segurança em nossa vida de oração, pela afirmativa que nos traz no versículo seguinte (1Jo 5.15):


"E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que já alcançamos as coisas que lhe temos pedido."


Por isso é que devemos ter sempre a maior reverência nos momentos de oração: - Afinal de contas ele nos garante, tanto o ouvir, quanto o retribuir.




Oração para o dia: Concede-me, Senhor, o privilégio de desfrutar desta certeza de tua resposta à minha oração, tornando-me mais e mais fiel à tua vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário