sábado, 18 de agosto de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma oração comprometida

A doutrina bíblica da oração
A oração no NT - Os ensinos de Paulo


Uma oração comprometida

Leitura diária: Efésios 5.15-21
Leitura da Bíblia em um ano: Salmos, capítulos 96, 97 e 98

O texto que temos para nossa leitura é bem didático e instrutivo em matéria de vida cristã. Paulo começa a se aproximar do final da carta e resolve dar alguns conselhos sobre a atitude de vida que os efésios como crentes em Cristo deveriam tomar. Ele deseja que aquela igreja seja uma igreja cujos membros tenham um compromisso com o Senhor Jesus Cristo.

Para isto, ele exorta, primeiramente:

"Portanto vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, usando bem cada oportunidade... não sejais insensatos... não vos enbriagueis com o o vinho... enchei-vos do Espírito... falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais..." Ef 5.15,19

Para que isto aconteça, ele pede, então, que a igreja ore:

"Sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo" Ef 5.20,21

O que Paulo nos está ensinando é que a nossa oração seja compromissada com o Senhor Deus. Não podemos orar ao Pai, pedindo por isto ou aquilo, rogando esta ou aquela bênção, intercedendo por esta ou aquela situação ou pessoas, sem que a nossa vida cristã esteja condizente com o espírito da oração.

Como orar em fluxo livre e direto ao Pai, se a nossa vida não está em acordo com os seus ensinamentos, sua verdade, sua vontade. No trânsito, quando queremos ir a determinados lugares, precisamos pegar o fluxo regulamentar do tráfego da cidade em que nos encontramos. Não podemos ir ao encontro de nosso destino se estamos na contra-mão da via em que dirigimos. Tal ação só nos poderá levar ao desastre iminente. Precisamos corrigir o nosso rumo para chegar ao alvo.

Assim deve ser com a nossa oração. Se queremos orar, devemos estar na mão da direção que nos leva ao Pai, ou seja, comprometidos com ele em nosso viver.




Oração para o dia: Concede-me, Senhor, a disposição de espírito forte e destemida, para viver na tua presença, podendo assim orar, pois estou sempre em conexão contigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário