terça-feira, 14 de agosto de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma oração de louvor

A doutrina bíblica da oração
A oração no NT - Os ensinos de Paulo

Uma oração de louvor


Leitura diária: Romanos 11.33-36
Leitura da Bíblia em um ano: Salmos, capítulos 84, 85 e 86

Eis um outro texto na mesma carta, em que Paulo vem dissertando sobre determinado assunto, no caso agora a situação do povo judeu, povo escolhido de Deus, e que diante da vinda do Messias, Jesus Cristo, se mostrava tão irredutível em suas convicções da velha dispensação que não tinha condição agora para abrir os olhos e enxergar a redenção de Israel, que Cristo trouxera ao mundo.

O assunto é bastante profundo teologicamente, tanto que ele, na tentativa de esclarecê-lo devidamente aos judeus, vem explanando sobre a supremacia da graça diante da lei em três longos capítulos: o 9 com seus 33 versículos, o 10 com seus 21 versículos, e este 11, já com 32 versículos, quando não se contendo, dá por encerrada a sua exposição, e aparentemente, pondo-se de joelhos, encerra o texto, com uma palavra de oração.

Digamos que extasiado com as revelações que vinha fazendo, mostrando a soberania de Deus e o seu amor para com todos, ressaltando o poder da graça salvadora do Pai que redimiu a toda a humanidade, por meio de Cristo, ele não se conteve e proclama uma das mais belas orações de louvor do texto bíblico:

"Ó, profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!" Rm 11.33

Diante de uma palavra tão exaltada assim sobre a grandeza dos planos de Deus para a humanidade, o apóstolo se volta para escrever dois versículos do AT, extraídos de Jó e de Isaías, para então completar a sua oração de louvor, um verdadeiro hino de ação de graças, com as seguintes palavras:

"Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!" Rm 11.36

Com esta frase que expressa a centralidade de Cristo no plano redentor do Pai, ele nos ensina que o louvor deve estar sempre presente em nossas orações.



Oração para o dia:
Concede-me, Senhor, um espírito permanente de louvor em minha vida, pelas maravilhas que vislumbro da tua criação e pelas bênçãos que recebo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário