sexta-feira, 24 de agosto de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Oração e a certeza de sua resposta

A doutrina bíblica da oração
A oração no NT - Os ensinos dos apóstolos


Oração e a certeza de sua resposta

Leitura diária: 1João 3.21-24
Leitura da Bíblia em um ano: Salmos, capítulos 111, 112 e 113


O apóstolo João em outro trecho de sua carta primeira, já havia abordado o assunto sobre o poder da oração. Foi no capítulo 3, quando escrevendo sobre a "manifestação dos filhos de Deus", menciona algo novamente a respeito do poder da oração.

É interessante verificar a associação que o apóstolo faz novamente entre o ato de orar e a vida santa na presença de Deus e vivida segundo a sua vontade. Neste texto ele menciona pela vez primeira este fato, de forma muito semelhante a quando o faz pela segunda vez no capítulo 5, que ontem tratamos aqui:

"Amados, se o coração não nos condena, temos confiança para com Deus; e qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista" 1Jo 3.21,22

Assim, fica claro que para a existência de uma vida de oração autêntica e eficaz para o crente, é indispensável que seu viver esteja em consonância com a vontade do Senhor. Quando o apóstolo repete aqui e ali que "esta é a confiança que temos nele", o que ele está nos dizendo é que se temos consciência de que a nossa vida é efetivamente santa e pura, podemos ter a certeza de que ele vai nos ouvir, conforme afirma em 5.14,15 que ontem lemos, porém, mais ainda: teremos a convicção que receberemos dele a resposta à nossa oração, conforme lemos no texto de hoje.

O que deve ficar claro para nós, é que esta certeza "que dele receberemos", não é um aval de que todos os nossos pedidos serão atendidos sempre pelo Senhor. Não! Não entendamos assim, de maneira simplista e favorável ao nosso pedido. Isto porque, a condicionante preliminar e básica para todo este processo da resposta de Deus à nossa oração, está contida no texto do versículo 14 do capítulo 5, quando o apóstolo menciona claramente que "se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve." Ou seja, o fato de ter ouvido não quer dizer que nos atenda, mas sim, que, segundo a sua vontade e soberania, ele nos atenderá ou não.




Oração para o dia: Concede-me, Senhor, o espírito de submissão à tua vontade, sabendo quer por melhor que viva santamente, isto não quer dizer que serei em tudo atendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário