sábado, 25 de agosto de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma oração de esperança eterna

A doutrina bíblica da oração
A oração no NT - Os ensinos dos apóstolos


Uma oração de esperança eterna

Leitura diária: Judas 20-25
Leitura da Bíblia em um ano: Salmos, capítulos 114, 115 e 116


Estamos chegando ao final da semana e fica-nos faltando apenas um apóstolo para verificar se dentre os que deixaram seus escritos para a revelação do plano de Deus, todos, mencionaram algo sobre a oração.


Já vimos os ensinos de Paulo, durante uma semana, e depois dia-a-dia, Pedro, João, Tiago e Judas, o outro irmão de Jesus Cristo que, depois de sua morte, tornou-se seguidor, discípulo, e, finalmente, apóstolo. Pelo que podemos verificar no texto acima indicado, ele também ensinou sobre a oração (v.20,21):


"Mas vós, amados, edificando-vos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, conservai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna."


O primeiro ensinamento que podemos retirar desses dois pequenos versículos é que o edifício de nossa fé cristã se erige sobre o alicerce da oração. Sim, porque oração é a fé exercitada... É a fé dinâmica e ativa. Aquela que cresce e progride. Há crentes que têm apenas a fé salvadora, ou seja, a fé no sacrifício remidor de Cristo Jesus. Depois deste passo, nada mais acrescentam ao fundamento. É uma fé inativa e sem perspectivas. Serve apenas como porto seguro ao qual o viajante chega, mas do qual nunca mais parte em demanda a outros mares.


O segundo ensinamento é que a oração há que ser sempre feita pelo crente em consonância com o Santo Espírito de Deus que nele habita. Há orações que são belas peças oratórias, mas não são oração, verdadeiramente. São palavras ao vento, expressões para impressionar o auditório, mas que do seu teto não passam.O carimbo que marca e autentica uma oração como verdadeira oração, é aquele que é manipulado pelo Espírito de Deus que fala ao coração daquele que ora.


O terceiro ensinamento que podemos retirar do texto é que esta dualidade, primeiro da fé que se edifica e, segundo, por obra da oração conduzida pelo Espírito de Deus na vida do crente, vai levá-lo, naturalmente, a uma vida onde o amor do Pai estará presente nele e onde a esperança da vida eterna se manifestará sempre, pela misericórdia do Senhor que nos livra do mal.




Oração para o dia: Concede-me, Senhor, a bênção de ter uma fé que não se estabilize apenas na graça da salvação, mas que me leve a crescer mais e mais no teu serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário