domingo, 26 de agosto de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma oração representada

A doutrina bíblica da oração
A oração no NT - Os ensinos dos apóstolos

Uma oração representada



Leitura diária: Hebreus 12.12-14
Leitura da Bíblia em um ano: Gálatas 4 a 6 e Efésios 1 e 2

Para encerrar esta semana de meditações nos ensinos apostólicos sobre a oração, voltamos à carta aos hebreus que foi onde começamos na segunda-feira passada.

Ali vimos o sublime capítulo em que o escritor da carta nos conclama, a todos nós, a termos a necessária ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, onde somente o Sumo-Sacerdote ali entrava, uma vez por ano apenas, para levar a expiação pelos pecados de todo o povo. Conforme lemos ali, agora todo o crente tem livre acesso para orar, falar com o Pai, confessar os seus pecados, pedir o perdão para eles e, a seguir, dispor-se a uma nova dia diante do Senhor.

No texto de hoje, é como se o escritor da carta estivesse se colocando em oração diante do Senhor, fazendo com o texto que escreve, uma viva representação do ato de orat diante do Pai (v.12,13):

"Portanto, levantai as vossas mão cansadas, e os joelhos vacilantes, e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que é manco, não se desvie, antes seja curado."

Observem, mais uma vez, a vinculação do ato de orar (levantai as vossas mãos e dobrai os vossos joelhos), e sua estreita vinculação a uma vida de retidão diante do Pai (fazei veredas direitas). Ou seja, a oração não se faz sem que haja uma atitude positiva de vida.

O escritor sacro, no entanto, vai um pouco mais além, mostrando inclusive, qual seria o rumo destas "veredas direitas"(v.14):

"Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus."

Uma vida de oração, leva, sem dúvida, aquele que a pratica e a exerce no seu dia-a-dia, com sinceridade de coração e submissão a Deus, a um viver onde a paz estará presente em todos os seus relacionamentos, trazendo por conseguinte, a formação de uma vida de integridade na presença do Senhor.




Oração para o dia:
Concede-me, Senhor, a felicidade de sentir-me sendo usado por ti, para que a paz e a santidade façam parte constantes do meu dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário