sexta-feira, 17 de agosto de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma oração intercessória

A doutrina bíblica da oração
A oração no NT - Os ensinos de Paulo


Uma oração intercessória

Leitura diária:
Efésios 3.14-21
Leitura da Bíblia em um ano: Salmos, capítulos 93, 94 e 95

O apóstolo vai nos ensinar nesta carta aos efésios que devemos orar pelos nossos amigos, vizinhos, irmãos, familiares, enfim, por todas as pessoas que de alguma forma estão ligadas ao nosso dia-a-dia, mais ou menos próximos.

Muitas vezes nos tornamos um tanto egoistas em nossas orações. Elas se referem aos nossos problemas, aos nossos esforços, aos nossos interesses, à nossa saúde, enfim, a tudo aquilo que diz respeito mais de perto a algo que nos envolve ou toca a nossa mente e intelecto.

Paulo escrevendo aos efésios, vai nos dar uma lpição sobre a oração intercessória. Com o texto de hoje estamos verificando como o crente deve ter o coração aberto para interceder, no exemplo que ele nos dá, interrompendo a sua carta, para fazer uma oração pelos seus amigos de Éfeso.

Todos sabemos da afinidade que tinha Paulo com aquela igreja. Afinal de contas, fora a cidade onde passara mais tempos em suas viagens. Se com Corinto ele tinha este cuidado também, pois passara ali cerca de um ano e meio, embora com problemas com alguns irmãos da igreja, em Éfeso ele passou cerca de 3 anos e parece-nos que as recordações dos irmãos daquela cidade da Ásia eram mais agradáveis ao apóstolo do que as lembranças das questúnculas em Corinto. Daí, orar ele, de maneira tocante e dramática, mesmo (v.14,16): "Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai... para que segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais robustecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior"


Mas, além de pedir pelo vigor espiritual daquela igreja, o apóstolo vai mais além é faz uma oração de sublime intercessão pelos efésios, por mim e por você, vinte séculos depois:

"Que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor... possais compreender... e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento." Ef 3.17,19

E, para finalizar, ainda roga para que "cheguemos à inteira plenitude de Deus".




Oração para o dia:
Concede-me, Senhor, o dom de interceder pelos meus amigos, parentes, pastor, igreja, trabalho. Que eu me lembre sempre de orar pelos outros também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário