segunda-feira, 27 de agosto de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - A oração em tempos nebulosos

A doutrina bíblica da oração
A oração após os tempos bíblicos


A oração em tempos nebulosos

Leitura diária: Salmo 4.1-8
Leitura da Bíblia em um ano: Salmos, capítulos 117, 118 e 119.1-16

Não temos muitas notícias sobre como a igreja de Cristo cultivou o ministério da oração após os tempos bílicos. Depois que João escreveu o seu "apocalipse", o registro histórico dos caminhos adotados pela igreja vão se perder. O Evangelho iniciante havia se espalhado pelo mundo conhecido da época, saindo de seu berço na Palestina e subindo até a Àsia, a Turquia moderna, indo mesmo até as fronteiras com a Rússia de hoje, depois, derivando para o Ocidente, chegando à Europa, e flanquando oMediterrâneo, descido até a África. O contorno do Grande Mar estava cercado pelos núcleos formadores da igreja de Cristo.

Alguns registros existem de que chegou mesmo até a Índia, China e Japão, mas sem que possamos abstrair desses reduzidos dados históricos, qualquer informação mais precisa como se comportava a igreja em sua devoção, cultos e especialmente, no ministério da oração.

Os chamados "pais da igreja", Tertuliano, Clemente, Inácio, Policarpo, por certo, pelo que a História consegue nos transmitir procuraram passar à igreja em crescimento as noções de espiritualidade e vida santa que se deveria requerer dos crentes em Cristo. Muitos foram perseguidos e morreram mesmo, por esta causa, como por exemplo Policarpo, que foi sacrificado por sua fé.


A verdade absoluta que podemos retirar desse contexto é que somente pelo poder da oração a arma primeira e última do crente para enfrentar a adversidade é que a igreja conseguiu sobreviver a esses tempos difíceis chegando aos nossos tempos. Sem dúvida, os salmos que eram mais conhecidos e cantados por alguns grupos de cristãos, representavam para eles o caminho para o encontro da paz em Cristo. Davi, com o Salmo 4, por exemplo, deve ter inspirado muito os pioneiros:

"Responde-me quando eu clamar, ó Deus da minha justiça!Na angústia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração" Sl 4.1

Foi orando desta forma, que a igreja subsistiu naqueles tempos difíceis, em
que os líderes da igreja não tinham como estar junto ao rebanho.



Oração para o dia:
Concede-me, Senhor, o privilégio de mesmo na pior situação de vida que esteja atravessando, poder vislumbrar a tua bênção sobre mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário