quarta-feira, 29 de agosto de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - A criação de Deus sendo motivo de oração

A doutrina bíblica da oração
A oração após os tempos bíblicos


 A criação de Deus sendo motivo de oração



Leitura diária: Salmo 19.1-14
Leitura da Bíblia em um ano: Salmos, capítulo 119.65-112

Sem dúvida, nestes tempos trevosos que a humanidade atravessou da chamada Antiguidade até ao final da Idade Média, com a precariedade dos recursos e pobreza mesmo das pupulações em geral, a igreja de Cristo que se congregava em cada uma dessas comunidades tinha que se valer dos registros antigos para inspirar os seus atos de culto.

A Bíblia, a Palavra de Deus, ainda estava de certa forma se compondo. Os textos já definidos como "canônicos", eram oficializados nos diversos concílios que a igreja formava, mas eles não tinham como distribuir tais escrituras.Os grandes volumes manuscritos se tornavam quase que esxclusivamente, propriedade das bibliotecas que se formavam junto aos monastérios, abadias, igrejas e mesmo os seminários nascentes.

O povo tinha pouco ou nenhum acesso à leitura bíblica que estava ainda reduzida ao texto grego da septuaginta para o AT e dos manuscritos mais recentes do NT, também em grego. Isto só vai mudar um pouco, no século IV d.C. (anos 300 de nossa era), quando Jerônimo, por ordem da igreja oficial, faz a tradução do texto bíblico para o latim, a chamada tradução "vulgata".Porém, o povo, os núcleos que formavam a igreja, continuavam distanciados do texto bíblico, pois não sabendo ler, de nada lhes adiantava conhecer que o texto agora estava no chamado "vulgo popular", o latim, o idioma que o Império Romano difundira para o mundo.

Assim, é que os salmos continuaram sendo para este povo, um lenitivo permanente para a dor e o alento para a esperança. Em um salmo como este de Davi, a igreja de Cristo, recitando-o em espírito de oração, compartilhava um pouco em cada comunidade a grandiosidade do Deus que adoravam e temiam:

"Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos... A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma... Quem pode discernir os próprios erros? Sl 19.1,7,12

Assim os salmos iam como que embalando a igreja, para que quando chegasse o dia de sua afirmação, ela estivesse em condições de desfrutá-lo.




Oração para o dia:
Concede-me, Senhor, a sensibilidade para olhando a natureza perceber não só o teu poder, mas também o teu amor por tua criatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário