terça-feira, 28 de agosto de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - O estado de espírito da igreja que ora

A doutrina bíblica da oração
A oração na igreja hoje


 O estado de espírito da igreja que ora



Leitura diária:
Atos dos Apóstolos 4.32-37
Leitura da Bíblia em um ano: Salmos, capítulos 128, 129 e 130

O texto de nossa leitura de hoje, é como se fosse uma continuidade ao de ontem, embora dois capítulos os separam e talvez alguns dias, quantos não sabemos, mas temos nesse interregno entre eles, a narrativa de dois eventos bem distintos e que devem ter ocorrido distantes em termos de dias, um do outro, pelo que podemos depreender da leitura (a cura do coxo e a prisão de Pedro e João pelo Sinédrio).

Observem que lendo-se sequencialmente os dois versículos, o último da leitura de ontem (2.47) e o primeiro de hoje (4.32), nada parece separar um momento do outro, tal a continuidade descritiva do espírito de amor, concórdia e paz reinante naquela igreja:

"... louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos...Da multidão dos que criam, era um só o coração e uma só a alma, e ninguém dizia que coisa alguma das que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.

A igreja que aspire viver num estado de espírito como este, de tanta harmonia e integração, só o poderá fazer por meio da oração. Não há outro meio ou caminho. As técnicas mais desenvolvidas modernamente utilizadas pelas empresas para estreitar os relacionamentos e o ambiente de fraternidade entre os seus profissionais, clientes, fornecedores, não conseguem alcançar tal nível de interação. Muitas vezes, até, criam situações embaraçosas e que prejudicam o bem estar do grupo.

Já o espírito de oração entranhado em uma comunidade, seja ela maior ou menor, familiar ou eclesiástico, religioso ou secular, não importa, ele, por dissipar as vaidades, minimizar os egos, moldar os temperamentos, domar os facilmente irritáveis, temperar os ânimos, equilibrar os ímpetos, diminuir o egoísto e o orgulho do "eu", consegue sim, fazer com que "o coração de todos seja um só, e a alma de todos seja uma só". Será que a sua e a minha igreja, as nossas famílias têm este estado de espírito resultante do espírito de oração reinante?




Oração para o dia: Concede-me, Senhor, um tal espírito de oração no viver, que eu possa pela comunhão com o teu Santo Espírito estar em plena harmonia com todos ao redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário