terça-feira, 21 de agosto de 2012

A eficácia da oração


alt
“E aconteceu que, naqueles dias, subiu Jesus ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos” (Lucas 6.12,13).

Os relatos neo-testamentários evidenciam de maneira piramidal o enfoque que Jesus evidenciava à oração. Mas o que precisamente entende-se por oração? Oração, em primeiro lugar, não é uma reza. Apesar de as palavras serem sinônimas, no entanto não são coisas idênticas. Enquanto a reza é algo repetitivo, isto é, segue o mesmo padrão em sua forma e estilo, a oração não. Oração é um conversar com Deus. É expor de maneira espontânea, sincera o que queremos com Deus, de Deus e o quanto podemos lhe agradecer por todas as coisas que nos sucedem, sejam boas, imprevisíveis ou desagradáveis.

Um exemplo assaz esclarecedor que podemos apresentar: a lei de número 704 (fictícia), reza: é proibido pisar na grama. Tal reza sempre será a mesma, não muda. Jesus é o nosso padrão de virtude, de conduta, de submissão a Deus. Se Jesus, sendo Deus, orava ao Pai para tomar uma decisão, quem somos nós para fazer diferente? Uma oração feita por um filho de Deus movimenta o mundo espiritual, tanto o da luz como o das trevas.

Daniel, profeta do velho testamento, quando recluso no reino da Babilônia, juntamente com o seu povo, começou a orar a Deus para libertação de Israel. Teve como resposta angelical à sua oração: “No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; toma, pois, bem sentido na palavra e entende a visão” Daniel 9.23. (Leia, prezado leitor, todo o livro do profeta Daniel e você constatará o que uma oração feita por um servo de Deus pôde fazer com uma potência mundial de então!). Em outra passagem de Daniel lemos: “Então, me disse: não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia, em que aplicaste o teu coração a compreeender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras” Daniel 10.12.

Veja bem, Daniel mudou o rumo de uma nação com suas orações! E você, meu querido leitor, pode também mudar o histórico de sua vida se sinceramente orar a Deus. Talvez, nesse exato momento, você esteja passando por uma situação difícil, uma angústia, uma enfermidade, uma dívida, um problema existencial! Você já orou a Deus? Você já conversou com Deus a respeito desse assunto? Tenha um encontro com Deus!

Observe o que o profeta Jeremias, sendo boca de Deus, expressa: “Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jeremias 29.11-13). Experimente, eu desafio você orar a Deus. Jesus nos incita, dizendo: “E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho” (João 14.13).

Que Deus te abençoe! Amém!


Carlos Alberto Pereira - Pastor da PIB em Três Marias – MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário