quinta-feira, 16 de agosto de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma oração de livramento

A doutrina bíblica da oração
A oração no NT - Os ensinos de Paulo


Uma oração de livramento

Leitura diária:
2Coríntios 1.3-11
Leitura da Bíblia em um ano: Salmos, capítulos 90, 91 e 92


Nesta segunda carta aos coríntios Paulo não precisa começar como o fez na anterior, dando graças a Deus pelos crentes daquela igreja. Pouco tempo o separava daquela primeira carta e no intervalo entre ambas, muitas situações adversas ocorreram na vida do apóstolo, e mesmo daquela igreja, razão pela qual ele inicia esta carta com uma oração em que expõe o livramento que o Senhor lhes concedera.


- Para isto, ele começa glorificando a Deus por sua misericórdia e amor:"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação";
- Logo a seguir, exalta a resultante desta misericórdia de Deus, colocando cada crente como membro desta cadeia de consolo e conforto ao coração do aflito: "Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus";
- Para a seguir evidenciar que a tribulação na vida do crente tem uma função de aperfeiçoamento e de integração do corpo de Cristo, a igreja: "Porque como as aflições de Cristo transbordam para conosco... assim também por meio de Cristo transborda a nossa consolação... Mas, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação... a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos."


Isto ele expõe dos versículos 3 ao 7, para então citar os momentos adversos que enfrentara em sua viagem pela Ásia, mencionando, para alguns comentaristas os momentos adversos que enfrentara em Êfeso, onde segundo escreveu foi colocado diante das feras,(1Co 15.32), para então afirmar que em tudo isto, ele e os crentes deveriam sempre confiar no socorro do Senhor:


"... para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos; o qual nos livrou de tão horrível morte, e livrará; em quem esperamos que também ainda nos livrará " 2Co 1.9,10


Para então afirmar o quanto esta oração é essencial para a igreja, o corpo de Cristo: "ajudando-nos também vós, com orações por nós" (v.11).




Oração para o dia:
Concede-me, Senhor, um coração caridoso de forma que possa sempre voltar-me para solidarizar-me com os problemas de amigos e irmãos, ajudando-os.

Nenhum comentário:

Postar um comentário