segunda-feira, 13 de agosto de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Oração, uma atitude ousada

A doutrina bíblica da oração
A oração no NT - Os ensinos dos apóstolos


Oração, uma atitude ousada

Leitura diária: Hebreus 10.19-25
Leitura da Bíblia em um ano: Salmos, capítulos 99, 100 e 101

Depois de termos visto nessas duas últimas semanas como o ministério da oração foi se inserindo dentro da prática e eclesiologia da igreja cristã nascente e na vida dos seus integrantes, em conformidade aos ensinos de Cristo e de Paulo, vamos ver agora como os demais apóstolos se posicionaram em relação a esta doutrina que se tornaria na coluna mestra da estrutura de fé da igreja cristã, a oração.

Comecemos por uma carta da qual não sabemos bem quem teria sido o seu autor, embora algumas suposições possam ser feitas. Também não sabemos quando a carta aos hebreus foi escrita. Da mesma forma como procedemos quanto à sua autoria, só podemos fazer alguma ilações a respeito da época de sua escritura. Por exemplo, em função, de não haver menção à queda e destruição de Jerusalém que ocorre nos anos 70, o que teria que ser citado, sendo como é, uma carta escrita para os judeus conversos, indicam os estudiosos que podemos supor que foi escrita antes desta época.

O fato, é que ela contém um texto que representa muito bem, aquilo que o povo judeu, educado que fora segundo a mais rigorosa tradição judaica, deveria pensar a respeito da oração. Ou seja, isto era algo destinado para a prática por alguns privilegiados. Os sacerdotes, alguns levitas mais destacados, os homens do Sinédrio, talvez. O povo, este nunca teria condição de aspirar o falar com Deus. Era algo impossível para o povo judeu mais simples que teria sempre que esperar um intermediário que orasse por ele.

Pois bem, o escritor desta carta vem ao encontro desta forma de pensar, quando expõe claramente que era um ato de ousadia, o falar com Deus (10.19,22):

"Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus, pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo... cheguemo-nos com verdadeiro coração em inteira certeza de fé."


Sim, agora o véu não nos separa mais da presença do Senhor. O sacerdote não precisa ali entrar uma vez por ano. Eu posso fazê-lo sempre que quiser.




Oração para o dia:
Concede-me, Senhor, esta certeza e esta convicção de que posso separar em meu lar, um santíssimo lugar para estar sempre em oração contigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário