sexta-feira, 3 de agosto de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - O lugar da longa oração

A doutrina bíblica da oração
A oração no NT - De João a Jesus

O lugar da longa oração


Leitura diária: Lucas 6.12-16
Leitura da Bíblia em um ano: Salmos, capítulos 57, 58 e 59

Em geral, as orações longas nos cansam. Em determinados cultos, principalmente os de ações de graças por bênçãos e vitórias alcançadas, as pessoas chamadas a orar se estendem um pouco mais, rememorando fatos e eventos, como se o Senhor não os conhecesse, levando minutos em orações públicas, com a congregação em pé, cansando-se do muito ouvir.Quando as orações são realmente inspiradas, o tempo passa rápido que nem percebemos, mas quando se tornam repetitivas e sem verdadeira comunhão, deixam de ser oração para serem uma espécie de exposição oral da parte de alguém a respeito de um determinado assunto, às vezes, até bem intencionado.

O que nós precisamos compreender é que a oração longa, não é necessariamente uma oração de uma via só. O que Cristo fez no texto que estamos lendo nos ensina isto (Lc 6.12,13):

"Naqueles dias retirou-se para o monte a fim de orar; e passou a noite toda em oração a Deus. Depois do amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles.


Sim, a oração deve ser longa, nos momentos a sós em que falamos com o Senhor aquilo que nos compete, e damos a ele o tempo também para nos responder, para falar conosco. Não é somente a nossa fala, mas também a fala de Deus aos nossos corações. Muitas vezes nossas orações em vez de serem um diálogo com o Senhor, tornam-se em um monólogo apenas, onde alguém fala e fala todo tempo, sem dar oportunidade ao interlocutor de responder ou ponderar algo.

Aliás, o lugar da longa oração, como intitulamos hoje nossa reflexão, deve ser sempre o da oração a sós. Como foi com Cristo, que passou a noite toda no monte a orar, falando com o Pai e por certo, aguardando que o Pai lhe respondesse, orientando-o nisto ou naquilo, a respeito dos discípulos que iria escolher. Já imaginaram o quanto de tempo deve ter custado a menção do nome de Judas Iscariotes, para enfim, chegarem Pai e Filho à conclusão que para se cumprisse a profecia era necessário que ele fosse um dos escolhidos.




Oração para o dia:
Usa-me, Senhor, para saber dialogar contigo.Que em meus momentos de oração eu tenha sempre tempo para ouvir a tua voz falando-me ao coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário