quarta-feira, 15 de agosto de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma oração autêntica

A doutrina bíblica da oração
A oração no NT - Os ensinos dos apóstolos


Uma oração autêntica

Leitura diária: 1Pedro 2.1-10
Leitura da Bíblia em um ano: Salmos, capítulos 105, 106 e 107

Pedro vivia esta época de Tiago e também da escritura da carta aos hebreus que já vimos também.Esta era uma época de afirmação da igreja cristã nascente em contradição ainda aos princípios basilares da fé judaica, que os judeus conversos ao cristianismo tinham dificuldade em entender.

Eram tempos difíceis que requeriam dos apóstolos remanescentes, continuadores da obra de Cristo, muita persistência em exortar e ensinar, batendo sempre em teclas que já haviam sido repisadas pelo próprio Cristo e por Paulo, mas que os crentes judeus, tinham relutância em aceitar ou entender, estigmatizados que foram pelo passado da tradição judaica que haviam herdado.

Pedro vai então bater nesta tecla, de uma forma muito poderosa e incisiva. Digamos que depois da ordem da carta aos hebreus, orientando os crentes judeus a "com ousadia" entrarem no templo da oração, é esta declaração de Pedro a mais forte conclamação ao povo judeu, sobre o novo patamar que eles haviam alcançado, não mais apenas por ter sido o povo escolhido por Deus no passado do AT, mar por ter sido o povo batizado por Cristo em sua morte no Calvário.

Sua palavra é muito positiva e está registrada nos vesículos acima de uma forma que diríamos crescente em intensidade. Começa por indicar que deviam os crentes, deixar toda a "malícia e o pecado"... que deviam chegar-se para próximo de Cristo e seus ensinos... que deviam entender que agora eles eram também edificados como "casa espiritual", e que, por tudo isto, deveriam a partir de então, com coragem e resolução assumir a sua real posição, ou seja:

"Vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" 1Pd 2.9

Uma dessas "grandezas" da vida cristã a que Pedro se refere, é, sem dúvida, a certeza de que a partir deste momento, todo judeu converso ou gentio convertido, poderiam ter livre trânsito para falar com o Pai, por meio do sacrifício redentor de Cristo Jesus e pela intermediação do seu Santo Espírito.
 
Oração para o dia:
Concede-me, Senhor, desfrutar desta intimidade que posso ter contigo, por meio da oração.Faze-me um crente que viva sempre em conexão contigo.

Oração para o dia: Concede-me, Senhor, um coração grato a ti. Grato de tal forma, que em cada oração, eu testemunhe a ti o meu muito obrigado pelo que fazes por mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário