quinta-feira, 30 de agosto de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma oração de confissão

A doutrina bíblica da oração
A oração após os tempos bíblicos


Uma oração de confissão

Leitura diária: Salmo 38.1-22
Leitura da Bíblia em um ano: Salmos, capítulo 119.113-160

O que vai mudar o desenvolvimento do ministério da oração para a igreja, não foi resultado de qualquer esforço oriundo da própria igreja, mas sim de dois atos isolados, liderados por dois homens que em separado, fizeram com que suas idéias ou inventos, mudassem não somente a face da igreja, mas também a própria evolução da civilização.

Primeiramente, Guttemberg (alemão, 1394/1468), que em meio ao movimento chamado de Renascimento vai criar a imprensa por meio dos caracteres móveis, isto em torno de 1450/60, e tem como vetor de sua descoberta, a impressão da Bíblia. Algumas décadas, depois, um segundohomem se junta a este, Martinho Lutero (alemão, 1483/1546) que, com o Movimento da Reforma, iniciado em 1517 por ele, vai trazer as idéias novas para a igreja oficial que dispunha agora da Palavra de Deus mais facilmente à mão.


Nesta vulgarização do texto bíblico, até então retido nas grades do latim, simbolo de um Império que se desfez (1453) e de uma igreja que se encastelara em seus privilégios e riqueza e que por isso mesmo se distanciara do povo, igreja oficial contra a qual Lutero se insurgira, ele próprio traduz a Bíblia para o alemão, enquanto, um século antes quase, John Wycliffe (inglês, 1320/1384) já o tinha feito para o inglês.


Com isso, os textos bíblicos se tornaram mais próximos da comunidade dos crentes, e como a vida desses líderes reformadores era de reclusão e de observância irrestrita à Palavra de Deus, os salmos de confissão e de submissão deviam servir de inspiração para os crentes da época:


"Ó Senhor, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor. Senhor diante de ti está todo o meu desejo e o meu suspirar não te é oculto.Não me desampares, ó Senhor. Apressa-te em meu auxílio" Sl 38.1,9,21


Com a libertação das indulgências que Martinho Lutero trouxe para a igreja, o crente passou a ver-se como responsável pessoal e único diante de Deus por sua vida e seus pecados. Este salmo de Davi expressa bem este sentir.




Oração para o dia:
Concede-me, Senhor, este espírito de reverência e temor diante de ti, de tal maneira vívido em meu ser, que eu não me deixe enganar pelo mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário