quinta-feira, 14 de junho de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma chamada a um privilégio

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Colossenses (1) - A luta do ministério cristão
Uma chamada a um privilégio


Leitura diária:
Colossenses 1.24-29
Leitura da Bíblia em um ano: Neemias, capítulos 11, 12 e 13


O grande propósito da carta de Paulo aos crentes em Colossos é contribuir para o crescimento espiritual deles. Por isso em algum lugar identificamos o título deste estudo, como “a vivência cristã”. Paulo está chamando os crentes em Colossos a uma vida de comunhão fraterna entre eles, e especialmente, de comunhão com o Senhor de tal forma, que esta carta, juntamente com a que foi escrita aos Efésios, é tida por muitos comentaristas como a mais avançada teologia do apóstolo, com centralidade na pessoa de Cristo.

Vale a pena ressaltar o que escrevem os comentaristas sobre o tema central desta carta: “O seu grande tema é Cristo... Cristo é o cabeça do cosmos... Ele é o Mistério de Deus... ele é divino, mas é humano, pois efetuou autêntica expiação, mediante sua morte genuína...”, são algumas das expressões que podemos retirar do texto bíblico e ressaltadas pelos estudiosos. As grandes doutrinas da epístola são todas apoiadas sobre a natureza de Cristo, Filho de Deus, Salvador dos homens. Do texto de nossa leitura hoje, podemos destacar:

- Primeiro, com alegria embora em meio ao sofrimento ele se considera como continuador da obra de Cristo para a constituição de sua igreja: "Agora me regozijo no meio dos meus sofrimentos por vós, e cumpro na minha carne o que resta das aflições de Cristo, por amor do seu corpo, que é a igreja" (v.24).

Segundo, agradece a bênção que recebeu por ter sido eleito ministro do Evangelho para a sublime revelação aos homens, da salvação em Cristo: "... da qual (igreja) eu fui constituído ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco, a fim de cumprir a Palavra de Deus, o mistério que esteve oculto dos séculos, e das gerações; mas agora foi manifesto aos seus santos" (v.25,26). Para finalizar então com um texto de sublime expressão sobre a bênção que é conferida ao crente que se torna instrumento do Senhor para a salvação do homem pecador (v.27,28):

"... a quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória; o qual nós anunciamos... para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo."




Oração para o dia:
Fortalece-me, Senhor, para que possa ser digno do privilégio que me deste de ser portador desta mensagem salvadora ao mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário