sábado, 23 de junho de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - A necessária firmeza doutrinária

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Colossenses (1) - A luta do ministério cristão


A necessária firmeza doutrinária



Leitura diária: Colossenses 2.8-15
Leitura da Bíblia em um ano: Ester, capítulos 4, 5 e 6


O apóstolo continua no texto de ontem ainda, mostrando aos crentes em Colossos, e a nós hoje, que Cristo é o doador de nossa herança (a vida eterna), ele é que nos reconcilia com Deus pois é a imagem do Deus invisível. Diante dessas realidades tão excelsas, ele escreve então: “Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas... tudo foi criado por ele e para ele... ele é a cabeça do corpo, da igreja... o mistério que esteve oculto dos séculos, e das gerações; mas agora foi manifesto aos seus santos... a quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória”. Que podemos acrescentar a textos tão profundos como estes? Somente pela intensa meditação neles e pelo maior e melhor espírito de oração que tenhamos é que poderemos penetrar um pouco nas verdades magníficas que o apóstolo escreve para nós nesta carta.

Na leitura destinada ao dia de hoje ele prossegue chamando atenção para os cuidados que devemos ter em não nos deixar levar por pregações ou influências que podem nos desviar do melhor rumo espiritual:

"Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofia e vãs sutilezas, segunda as tradições dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo". Cl 2.8

Porém, esta sua palavra não é apenas negativa e restritiva. Ou seja, não se deixem levar por tais impressões apenas por serem indevidas ou inadequadas ao crente verdadeiro, mas sim, porque vocês têm algo muito melhor, muito superior a tudo isto que o mundo e seus gurus podem oferecer. É quando escreve:

" Porque nele, Cristo, habita a plenitude da divindade... ele que é a cabeça de todo principado e potestade... sepultados com os seus pecados no batismo... ressuscitados pela fé no poder de Deus... [que] vos vivificou juntamente com ele... ". Cl 2.8

E, para finalizar ainda acrescenta que Cristo, "riscou os nossos pecados... cravou-os na cruz... e sobre eles triunfou na mesma cruz".
 
Oração para o dia:
Fortalece-me, Senhor, para que não me afaste dos teus ensinamentos mesmo diante dos atrativos que a pregação moderna me oferece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário