quinta-feira, 7 de junho de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma exortação à firmeza

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Filipenses (1) - Vitória no sofrimento



Uma exortação à firmeza


Leitura diária: Filipenses 1.27-30
Leitura da Bíblia em um ano: 2Crônicas, capítulos 21, 22 e 23

Mesmo ao leitor superficial da epístola, saltam aos olhos dois temas essenciais em seu conteúdo, e que devem merecer toda a nossa atenção, como mensagens globais da carta aos Filipenses:


Primeiro, a segurança do apóstolo em continuar testemunhando do Evangelho mesmo em cadeias. Impressionante verificar que ele considera que a sua prisão está contribuindo para o progresso do Evangelho. Paulo tinha como objetivo transformar a sua prisão em uma espécie de exemplo para que os demais crentes tivessem mais coragem em testemunhar do Evangelho. Ela deveria servir de estímulo para que os crentes em todo o mundo se sentissem dispostos a passar por tribulações em benefício do Evangelho: “a maior parte dos irmãos no Senhor, animados pelas minhas prisões, são muito mais corajosos para falar sem temor a palavra de Deus”(1.14).


Segundo, a sua exortação à perseverança na vida cristã por parte dos crentes em Filipos. Sua palavra aos filipenses nos capítulos 1 e 2 é plena de inspiração e desafio para que aqueles crentes buscassem mais e mais uma devoção maior na vida cristã, como podemos ler no texto de hoje:


“Somente portai-vos de um modo digno do Evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que permaneceis firmes num só espírito... e que em nada estais atemorizados
pelos adversários...” Fp 1.27,28


Enfim, palavras e mais palavras exortando aos crentes de todas as épocas que ontem, como hoje, a vida cristã deve ser pautada por esta busca pela firmeza de caráter e de fé no Senhor. Ainda que as coisas pareçam não correr bem, não nos deixemos abater. Não nos curvemos ao "bulling" que a sociedade moderna vem impondo ao cristianismo, não nos deixemos intimidar, mas prossigamos pregando o Evangelho com as nossas vidas. E, mesmo que tudo pareça difícil, lembremo-nos como o apóstolo mesmo encerra o capítulo, que, "nos foi concedido por amor de Cristo, não somente a crer nele, mas também o padecer por ele" Fp 1.29.




Oração para o dia: Molda-me, Senhor, a enfrentar as vicissitudes do viver, com a resignação e
otimismo do crente que confia sempre nas tuas promessas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário