segunda-feira, 18 de junho de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - O perfil de uma igreja

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Colossenses(1)-A luta do ministério cristão

O perfil de uma igreja


Leitura diária: Colossenses 1.1-8
Leitura da Bíblia em um ano: Neemias, capítulos 2, 3 e 4


A cidade de Colossos era uma das mais importantes da região da Frígia, uma província da Ásia Menor nos tempos do Novo Testamento, a Turquia de hoje. Ficava a 120 quilômetros de Éfeso e próxima aos caminhos que levavam a outras cidades citadas como “as igrejas da Ásia”, no Apocalipse de João: Sardes, Pérgamo e principalmente Laodicéia, que ficava mais perto dela, no vale do rio Lico. Foi muito importante nos períodos que antecederam o Império Romano, decaindo um pouco depois disto, porque Roma construindo as suas estradas deu preferência à passagem no caminho de Éfeso para o Oriente, pela cidade de Pérgamo e não por Colossos.


Segundo podemos depreender do texto bíblico Paulo não foi o fundador desta igreja, nem mesmo deveria conhecer muitos de seus membros, composta que era ela de maioria provavelmente gentia. Os comentaristas acreditam que o Evangelho chegou ali quando Paulo se encontrava pregando em Éfeso, por intermédio de Epafras, que seria um dos líderes daquela igreja. Como essa carta é uma daquelas conhecidas como “da prisão”, os estudiosos apontam o aprisionamento de Paulo em Roma como o local de onde teria sido a carta escrita. Seu final aliás, testemunha muito bem isto, quando vemos a citação do apóstolo dos seus diversos companheiros de prisão em Roma.

Vale a pena ressaltar o apreço e amor que o apóstolo destinava àqueles crentes e igreja, como podemos depreender do texto de abertura (1.3,4):


"Graças damos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,
orando sempre por vós, desde que ouvimos falar da vossa fé em
Cristo Jesus, e do amor que tendes a todos os santos."

Eis aí, o perfil de uma igreja de Cristo para os nossos dias. Colossos, cerca de dois mil anos atrás nos ensina de maneira expressiva que uma igreja cristã deve viver pela fé em Cristo Jesus, pelo amor que compartilha entre os seus membros (v.3), e "pela esperança que lhe está reservada nos céus" (v.4).


Será que nós hoje, igrejas de Cristo, no Brasil e no mundo, estamos vivendo motivados e conduzidos pela fé?... pelo amor?... pela esperança?...



Oração para o dia:
Fortalece-me, Senhor, para que possa enfrentar os dias difíceis do presente, pela fé, pelo amor e pela esperança que deposito em Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário