quarta-feira, 20 de junho de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma valiosa palavra

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Colossenses (1) - A luta do ministério cristão


Uma valiosa palavra


Leitura diária:
Colossenses 1.17-23
Leitura da Bíblia em um ano: Neemias, capítulos 8, 9 e 10

Não há indicações seguras para que os comentaristas apontem a razão de ser do nome daquela cidade. Colossos, do grego “kolossai”, quer dizer isto que exatamente depreendemos (colosso, algo grande e magnífico). Para os historiadores a única razão plausível para o nome, pois a cidade não seria tão grande para justificar tal título, seria a sua posição num vale bem extenso, o vale do rio Lico, de onde no horizonte, se deveria avistar uma grande cadeia montanhosa (os montes Taurus, talvez). Esses dados não são precisos, pois, pelo que a história nos registra, pouco depois da época desta carta (58/60 d.C. data provável do aprisionamento de Paulo em Roma), Colossos foi destruída por um terremoto, em torno dos anos 66/68.

A carta foi escrita para combater algumas falsas doutrinas que haviam se introduzido na igreja, o que deve ter sido informado a Paulo, pela chegada de Epafras a Roma. Paulo vai insistir que somente por Cristo é que Deus perdoa e salva a criatura humana. Os crentes de Colossos devem estar unidos a ele, Jesus, numa nova forma de vida, em que se manifesta o amor mútuo e solidário da igreja de Cristo.

O texto de nossa leitura hoje é de profundo saber teológico. Alguns aspectos bem intrínsecos aos melhor conhecimento da doutrina de Cristo como Senhor e Salvador do mundo estão aí descritos, a começar por sua perfeita identidade divina e presença junto ao Criador no ato da criação:

"Ele é antes de todas as coisas,
e nele subsistem todas as coisas."
Cl 1.17


No entanto, o apóstolo aborda ainda outros aspectos bem complexos sobre a pessoa de Cristo: "ele é o cabeça da igreja... ele é o princípio e o primogênito da ressurreição... ele tem a proeminência em tudo... o Pai fez com que nele habitasse toda a plenitude... pelo sangue na cruz trouxe a paz ao ser humano... reconciliando-nos com Deus". Basicamente, toda a doutrina da teologia de Jesus Cristo está aí descrita por Paulo que finalisa, inclusive, lembrando que para pregar esta verdade, "ele foi constituído ministro", pelo Pai.
 
Oração para o dia:
Fortalece-me, Senhor,no conhecimento de tuas verdades para que possa com ousadia e valor, divulgar o teu nome para todos os que não te conhecem ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário