sexta-feira, 15 de junho de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - As recomendações para o viver cristão

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Filipenses (2) - A falsa religiosidade

As recomendações para o viver cristão



Leitura diária: Filipenses 4.1-9
Leitura da Bíblia em um ano: Esdras, capítulos 6, 7 e 8


Em quase todas as suas cartas o apóstolo Paulo as encerra com algumas recomendações bem pessoais. Nesta vai ser da mesma forma. Lembra de Evódia e Síntique, de Clemente que podemos supor ser, quem sabe, o carcereiro convertido naquela cidade, não toca no nome de Lídia que ali o hospedou, mas fala a toda a igreja com palavras de ânimo, amor e alegria.


Sim, o ponto de destaque nesta carta á a importância que o apóstolo Paulo confere à vivência cristã em alegria e regozijo. Parece que ele quer evidenciar que o crente mesmo enfrentando situações adversas tem do que se alegrar. Por duas vezes ele chega a mencionar isto aos filipenses: “Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.” O que o apóstolo destaca para nós é que, como crentes, embora estejamos, às vezes, diante de problemas e dificuldades, devemos “regozijar-nos no Senhor”.


Isto é, ele não nos está sugerindo uma alegria vazia e fugidia como se quisesse nos impor uma simples fórmula de terapia contra a dor ou o sofrimento. Não! Isto é o que a moderna terapia da "auto-ajuda" tenta fazer. O que ele nos ensina é a terapia da "ajuda do alto", pois este santo regozijo deve vir da pessoa de Cristo em nós. O crente que possui o Espírito de Deus em seu interior, mesmo diante do maior tormento, dispõe da alegria íntima e pessoal que só a pessoa de Cristo, nosso Senhor e Salvador, dentro de nós, pode nos proporcionar.


Para ressaltar esta forma corajosa e entusiasta com que o crente deve enfrentar o seu dia-a-dia, ele escreve ainda, colocando-nos diante de seis patamares a serem alcançados pelo crente em sua jornada terrena. Será que eu e você estamos trilhando tais roteiros?


"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro,
tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro,
tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama,
se há alguma virtude, e se há algum louvor,
nisso pensai." Fp 3.8





Oração para o dia:
Fortalece-me, Senhor, para que por meio da alegria eu consiga levar aos que estão ao meu redor um pouco da virtude e do louvor que há em ti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário