domingo, 3 de junho de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma equipagem completa

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Efésios (4) - A conduta do crente no mundo

Leitura diária: Efésios 6.21-24
Leitura da Bíblia em um ano: Atos dos Apóstolos, capítulos 17 a 21

Para completar a armadura que ele nos indica como necessária para que lutemos sem cessar diante das artimanhas do pecado, o apóstolo nos apresenta mais dois equipamentos essenciais para esta nossa preparação para a batalha: “Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus”. Com esta frase ele nos ensina que a salvação obtida pelo crente desde que creu em Cristo, é a sua principal arma. Como o capacete envolve a cabeça do soldado, assim o sentimento da salvação deve envolver toda a mente do crente, isolando-o deste mundo tenebroso em que vive. Ou seja, mesmo diante das piores situações lembremo-nos sempre, que somos salvos por Jesus, não pertencemos a este mundo, fazemos parte do reino de Deus.

Vocês devem ter percebido que todas essas cinco armas mencionadas até aqui pelo apóstolo são apenas armas defensivas. Ele deixou para a última indicação, a única arma de ataque, a maior e melhor arma ofensiva do crente: a Bíblia, a Palavra de Deus que ele apresenta como a espada do Espírito. É a Bíblia Sagrada que nos inspira na luta, que nos aponta os pontos fracos do inimigo, que nos ensina o caminho da vitória, que nos dá a condição de derrotá-lo, finalmente.

Sim, vivendo então digna e retamente (praticando a verdade e justiça em nossos atos)... - Testemunhando do evangelho e resistindo ao mal (pregando a paz de Cristo e a fé nele)... - Mostrando ao mundo a bênção do ser cristão (demonstrando a alegria da salvação)... estaremos preparados para enfrentar sem cessar a luta contra o pecado, defendendo-nos assim de todos os seus dardos inflamados, até que, possamos desfechar o golpe final com o nosso contra-ataque: o bom uso da Palavra de Deus (a espada do Espírito), vencendo então a batalha. Porém, mesmo assim, para finalizar, Paulo nos recomenda que sobretudo, mesmo que armados com estas seis equipagens acima descritas, devemos viver sempre “em oração e súplica”, pois só assim, a vitória será alcançada. Daí a bênção com que finaliza a carta:

"Paz seja com os irmãos, e amor com fé, da parte de Deus Pai,"

 Oração para o dia: Molda-me, Senhor, espiritualmente, a formatar a minha vida cristã, dentro deste perfil da armadura moral e social que o apóstolo nos exorta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário