quinta-feira, 28 de junho de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Um desafio ao nosso viver

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Colossenses (2) - Santidade e amor cristão

Um desafio ao nosso viver



Leitura diária: Colossenses 3.18-25
Leitura da Bíblia em um ano: Jó, capítulos 6, 7 e 8

A primeira motivação que deve levar o crente a buscar o crescimento de sua vida cristã, é a do reconhecimento de que precisa crescer nela tanto intelectual e moral, como espiritualmente também. Muitos pastores, educadores e líderes cristãos, exigem muito de seus discípulos no que diz respeito ao crescimento intelectual e moral, dando-lhes os melhores conselhos, sugerindo determinadas matérias, indicando livros, recursos de informática etc. Isto é bonito e bastante válido, mas não é tudo.

Lembremo-nos de que, Jesus Cristo, segundo Lucas 2.52, “crescia em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens”. Este é o crescimento total e abrangente que o Senhor deseja de todos nós.

Paulo já nos ensinou sobre isto quando logo no início da carta (1.9) escreveu para os crentes em Colossos e para todos nós que viríamos depois deles: “que sejais cheios do pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual”.

O apóstolo não separa uma coisa da outra. O crescimento mental (sabedoria, que envolve o crescimento intelectual e moral) deve ser acompanhado também do crescimento espiritual. Nós não podemos nos dedicar àqueles e esquecer deste. Ao tempo que nos debruçamos sobre os livros para mais conhecer e saber, devemos também nos debruçar sobre a Bíblia para dela aprender a crescer espiritualmente. E isto, em todas as facetas de nosso viver como ele menciona no texto da leitura de hoje.

Falando sobre a vida no lar, nos diversos relacionamentos que ali se entrelaçam diariamente, o apóstolo nos incentiva à prática da submissão não como um ato de subserviência, mas sim de renúncia em prol da harmonia familiar, da presença do amor, da troca de gentilezas, da obediência espontânea, destacando, no entantoalgo de muita importância no texto abaixo:


"E tudo quanto fizerdes,
fazei-o de coração, como ao Senhor,
e não aos homens." Cl 3.23



Oração para o dia:
Fortaleme-me, Senhor, para que no meu dia-a-dia, as virtudes cristãs sejam praticadas por mim, mesmo que nos atos de menor importância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário