terça-feira, 5 de junho de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma declaração de compromisso

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Filipenses (2) - A falsa religiosidade

Uma declaração de compromisso



Leitura diária:
Filipenses 3.8-12
Leitura da Bíblia em um ano: 2Crônicas, capítulos 33, 34 e 35


Continuando seu ensino sobre a verdadeira religiosidade que deve empolgar a vida cristã, ele vai fazer uma espécie de compromisso para com esta jornada de santidade e dedicação que todo o crente deve trilhar em sua vida. Ele trilhara este caminho com muita resignação e sacrifício. Pelo que lemos em Gálatas 1.18, depois de sua conversão, ele passou cerca de 3 anos em retiro e exercício espirituais pelo que podemos depreender do texto. Ou seja ele podia ensinar sobre a tomada de um compromisso sério com o Senhor pois ele fizera isto em sua vida.

Para alcançar este alvo então, além de fixá-lo com precisão, temos que firmar bem a direção que estamos trilhando. Na vida cristã, não basta mirar com precisão o alvo (querer ser um crente fiel). É preciso também firmar bem a direção, concentrar-se em todos os momentos, não perder a atenção e estar bem preparado, pois senão, algum obstáculo pode nos atingir em nosso caminhar e desviar-nos inteiramente do alvo.


Com Paulo podemos aprender também a respeito desta firmeza de direção na hora da jornada:


“vou prosseguindo, para ver se poderei
alcançar aquilo para o que fui também alcançado
por Cristo Jesus”. Fp 3.12


Sim, a primeira lição para termos firmeza na caminhada cristã é esta.Embora surjam problemas... hoje difíceis, amanhã menores ou maiores, quem sabe?... e dias tranqüilos ou sombrios à frente, vamos prosseguir. Nada nos deve desviar de nossa carreira. Devemos dia-a-dia firmar a nossa direção em busca do alvo a ser atingido: a perfeição da vida cristã.


É interessante que o próprio apóstolo se considerava necessitado desta certeza, pois como ele mesmo afirma, "ele não se considerava perfeito" e capacitado para tais conquistas, mas enquanto tivesse força e disposição ele continuaria a sua busca pela maior segurança e firmeza na conquista da excelência do compromisso firmado com o Senhor Jesus.




Oração para o dia:
Fortalece-me, Pai, para que honre o compromisso firmado com o teu Filho quando aceitei-o como meu Senhor e Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário