quarta-feira, 6 de junho de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma realidade otimista

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Filipenses (1) - Vitória no sofrimento

Uma realidade otimista


Leitura diária:
Filipenses 1.12-26
Leitura da Bíblia em um ano: 2Crônicas, capítulos 18, 19 e 20

Uma das dificuldades dos estudiosos históricos da Bíblia é situar adequadamente em termos de data e origem as cartas chamadas “da prisão”.Tendo-se como certo, que, pelo menos sete delas foram escritas de prisões, pelos elementos que nos apresentam em sua construção Filipenses, Efésios, Colossenses, Filemom, 1/2Timóteo e Tito, ficam eles sem saber de onde seguramente teriam sido enviadas, pois, Paulo, esteve preso em pelo menos três cidades diferentes: Jerusalém, Cesaréia, Roma, e, possivelmente, em Éfeso onde ele menciona ter sido “entregue às feras”. Em outros lugares ele esteve momentaneamente também em prisões, como por exemplo, Filipos, mas em passagens tão rápidas que não dariam ensejo à escritura de uma carta.


No caso de Filipenses, as evidências contidas no texto levam a grande maioria dos historiadores a advogar a prisão em Roma e os anos de 58 a 60 da era cristã, como o local de origem e a data aproximada da carta, durante o primeiro aprisionamento de Paulo.

No texto de hoje, o apóstolo faz uma espécie de confissão aos crentes em Filipos. Sim, ele está em prisão, em Roma, capital do império (v.12,13)... Isto em vez de o deprimir é motivo de alegria pois reconhece que por este fato, a salvação em Cristo tem sido manifesta a toda a guarda pretoriana e a todos os demais circunstantes (v.14 a 16)... Outrossim, chega a mencionar que, se por causa de algo tão constrangedor assim, o Evangelho está sendo pregado, ele chega mesmo a se regozijar (v.17,18)... É quando escreve uma confissào de fé de grande valor para a posteridade cristã do passado e dos tempos presentes:

"Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro... Mas de ambos os lados estou em aperto,tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque
isto é ainda muito melhor." Fp 1.21,23

Assim deve ser a vida do crente mesmo diante das dificuldades que enfrente.Daí o título da lição desta semana: Vitória no sofrimento! Sim, mesmo em face do problema hoje, o crente pode seguir confiante na vitória amanhã.




Oração para o dia:
Molda-me, Senhor, a enfrentar o problema com resignação, sabendo que a dor de hoje será superada pela tua bênção amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário