domingo, 10 de junho de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - O reconhecimento aos colaboradores

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Filipenses (1) - Vitória no sofrimento

O reconhecimento aos colaboradores



Leitura diária: Filipenses 2.19-30
Leitura da Bíblia em um ano: Atos dos Apóstolos, capítulos 22 a 26


Uma das facetas mais admiráveis nos grandes líderes é aquela que só mesmo os mais destacados possuem, de reconhecer o trabalho, a participação e a ajuda de seus auxiliares mais chegados. Paulo, por diversas vezes vai fazer isto em quase todas as suas cartas. Nesta ele começa reconhecendo a fidelidade de Timóteo que destacara como um dos seus mensageiros desta carta, pedindo para ele, o seu filho na fé, a melhor acolhida e reconhecimento.

Um outro ponto de realce nesta característica do apóstolo é o seu elogio a um outro auxiliar citado também em outras cartas. Sua menção é de bastante carinho e apreço por ele, como podemos ler abaixo:

“Epafrodito, meu irmão... cooperador... companheiro nas lutas... meu socorro nas minhas necessidades... preocupado com os amigos...” Fp 2.25,26

Epadrodito ou Epafras são dois nomes para uma mesma pessoa, embora alguns comentaristas considerem que possam ter sido duas pessoas já que são citadas diferentemente, o primeiro nesta carta aos filipenses, enquanto o segundo nas cartas aos colossenses e a Filemom. O argumento dos comentaristas que convergem para uma mesma pessoa é que em todas as citações as palavras de Paulo são elogiosas e não fazem distinção entre um e outro. No grego, esse nome, tem um bonito significado: “belo, encantador”, sendo Epafras, então, uma espécie de contração ou diminutivo de sua forma completa, Epafrodito.

O que nos deve chamar a atenção é que sendo o apóstolo Paulo algo tão severo em suas avaliações pessoais, como podemos ler em outros textos, quanto a esse personagem ele o enaltece grandemente. Sua apreciação vai a tal ponto que demonstra o sentimento que ele e os crentes de Filipos tiveram quando souberam da enfermidade que o atingiu. Será que nos dias de hoje estamos sendo dígnos, por parte de nossos líderes, de avaliações assim tão positivas e nobres? Será que estamos fazendo por merecer da parte de nossos amigos e colaboradores, subordinados e mesmo superiores, tal apreço?




Oração para o dia: Fortalece-me, Senhor, para ter uma atitude positiva e adequada para com os meus colegas de trabalho reconhecendo com gratidão a atitude de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário