sábado, 16 de junho de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - O poder que Deus dá

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Filipenses (2) - A falsa religiosidade

O poder que Deus dá



Leitura diária: Filipenses 4.10-18
Leitura da Bíblia em um ano: Esdras 9 e 10 e Neemias 1
Algo que nos chama muita atenção nesta carta é também a predisposição dos filipenses em ajudar e participar das lutas do apóstolo. Desde o princípio esta igreja tinha se colocado ao lado dele enviando recursos para a obra e orando por seu trabalho missionário. Agora, quando chega ao final da carta, o mesmo tinha se dado e Paulo agradece as últimas dádivas: “fizestes bem em tomar parte da minha aflição... nenhuma igreja comunicou comigo no sentido de dar e de receber, senão vós somente... não uma só vez, mas duas, mandastes suprir-me as necessidades”. Será que nos dias de hoje, com tantos recursos a mais disponibilizados para as nossas igrejas estamos participando com este mesmo empenho da obra missionária? Será que estamos amando os nossos missionários e participando de suas lutas?

 Porém, gostaríamos de destacar que o texto fundamental desta carta, recitado como texto áureo em muitos momentos em nossas igrejas é, sem dúvida, o versículo 13 do capítulo 4:

“Posso todas as coisas naquele que me fortalece”.

Esta palavra de Paulo, às vezes, pode ser vista numa ótica muito otimista, quando a lemos isoladamente, e há pessoas que assim o fazem no objetivo de diante de obstáculos tidos como intransponíveis contar com a ajuda do Senhor para superá-los. Não negamos o poder da fé em vencer desafios, no entanto, devemos entender que o contexto do versículo é extremamente negativo. Paulo não está se vangloriando de “poder vencer todas as lutas” que viesse a enfrentar, mas sim, que, diante das dificuldades terríveis que vinha passando, o Senhor lhe dava poder para resistir a elas. Senão, vejamos o versículo 12: “Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade...” e, então, em face desse quadro negativo, ele exclama que tem capacidade para resistir às intempéries, aos problemas, às dificuldades, pois, “pode todas as coisas naquele que o fortalece, o Senhor Jesus Cristo”. Por isso, o título de nossa meditação de hoje: “O poder que Deus dá”. Ele dá poder para resistir também.

Oração para o dia:

Fortalece-me, Senhor, para resistir às intempéries da vida consciente de tua força e poder sobre a minha limitada capacidade para vencer sozinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário