sábado, 2 de junho de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma armadura moral e espiritual

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Efésios (4) - A conduta do crente no mundo


Leitura diária:
Efésios 6.10-20
Leitura da Bíblia em um ano: 2Crônicas, capítulos 9, 10 e 11

Para começar o dia de hoje, nada melhor do que o conselho do primeiro versículo. Aliás hoje e amanhã vamos abranger as duas leituras diárias de uma forma única, de maneira que tiremos todo o proveito do texto que é riquíssimo.
A começar por este versículo:

"Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder." Ef 6.10

Para começar ele aponta para duas virtudes indispensáveis ao caráter cristão: Verdade e Justiça. Não se pode imaginar alguém que se diga crente e que não demonstre em seu viver estar de posse dessas duas qualidades morais imprescindíveis. Elas não são exigidas apenas do crente. O cidadão comum é delas cobrado pela sociedade civil. O apóstolo Paulo vai-se referir a elas como as duas primeiras armas de que devemos estar equipados para enfrentar o mundo: “Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça”. O dorso do soldado naquela época era envolvido por uma espécie de malha fina (para o crente esta malha seria a verdade), sobre a qual, colocava-se depois a couraça, uma espécie de armadura para proteção dos golpes mais duros (para o crente esta couraça seria a justiça). O viver na verdade e o buscar a justiça deviam ser duas evidências para o mundo da pessoa do crente. O que o apóstolo está nos requerendo é que pratiquemos a retidão em todos os nossos atos, a dignidade em nossa maneira de viver, integridade enfim.

Mas o apóstolo prossegue e nos apresenta a seguir mais duas armas. Agora mais diretamente vinculadas ao crente. Verdade e justiça são virtudes esperadas de todos os seres humanos. Paulo agora começa a particularizar aquilo que só se pode esperar de alguém crente em Jesus, de mim e de você: “Calçados os pés com a preparação do evangelho da paz, tomando sobretudo, o escudo da fé, com o quais podereis apagar todos os dardos do Maligno.” Sim, não poderia ser diferente. Alem da vivência em verdade e justiça, a vida cristã em paz e fé, seria para o mundo uma demonstração inequívoca do caráter cristão. Será que hoje estamos evidenciando isto para o mundo?

Oração para o dia:
Molda-me, Senhor, segundo a tua vontade, a viver em face do mundo em verdade e em justiça, e diante da tua igreja e irmãos em paz e fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário