segunda-feira, 23 de abril de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma mudança de estratégia

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Gálatas (3) - A nova condição do salvo
 
Leitura diária: Gálatas 4.1-5
Leitura da Bíblia em um ano: 2Samuel, capítulos 4, 5 e 6

O apóstolo resolve então mudar a estratégia em sua argumentação contra os  judaizantes. Havendo explorado detidamente o aspecto da impotência da lei para a salvação no capítulo anterior, o que, ele sabia, devia doer muito no íntimo daqueles empedernidos judeus, ainda que cristãos agora, ele resolve adotar outro caminho: em vez de continuar batendo na inoperância da lei em  comparação com a eficácia da fé para a salvação, ele vai abordar a nova criatura que o homem crente passou a ser com a conversão em Cristo.

Ele começa fazendo uma comparação bem intertessante: o povo judeu era como um menino que tem uma grande herança a receber quando se tornar adulto, mas até chegar à idade de adulto, ele será cuidado pelos pais, tutores, mordomos ou curadores. Ele compara esse cuidado à lei. ou seja, até um determinado momento, a lei existia para conduzir o povo judeu a um estado seguro, amanhã, de adultez e pleno conhecimento:

"Em todo o tempo em que o herdeiro é menino, em nada difere
de um servo, ainda que seja senhor de tudo; mas está debaixo de
tutores, e curadores até o tempo determinado pelo pai." Gl 4.1,2


Vincula então este estado de formação de um menino em jovem, ao estado de dependência do povo judeu, debaixo do jugo da lei e do pecado, "reduzido qaue estava à servidão debaixo dos rudimentos do mundo", como que  aguardando o momento da libertação ou autonomia que o pai lhe conferiria ao atingir a maioridade. Pois bem, para Paulo, esta maioridade chegou, quando:

"Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei, para resgatar os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos." Gl 4.4,5

Ou seja, o plano completou-se. A plenitude dos tempos citada por Paulo é o tempo de Deus, o prazo estabelecido pelo Senhor para que a chamada de  Abraão, a entrega da lei a Moisés, as revelações feitas a

Davi, e as profecias inspiradas a Isaías e Miquéias se concretizassem em Cristo Jesus.
Oração para o dia: Prepara-me, Senhor, para crer na tua revelação e testemunhar dela para os que estão ao meu redor, de forma que todos se cheguem a Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário