terça-feira, 24 de abril de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Um duplo retrocesso

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Gálatas (3) - A nova condição do salvo
Leitura diária: Gálatas 4.6-9
Leitura da Bíblia em um ano: 2Samuel, capítulos 7, 8 e 9

O apóstolo vai abordar um aspecto bem interessante e, talvez, pouco alcançado por nós nessas abordagens que fazemos de suas cartas. Precisamos analisar o escrito de forma contextualizada para melhor entender o que ele vai expressar agora.

Ele está escrevendo a crentes judeus, mas a verdade, é que boa parte deles, não era judia de nascimento, mas sim, de convertidos ao judaismo. Ou seja, eles eram pagãos inicialmente, e em algu momento converteram-se ao judaismo, pois podemos verificar que isto aconteceu em várias partes do mundo, pois no dia de Pentescostes, conforme lemos em Atos 2, cerca de 16 nacionalidades de judeus se encontravam em Jerusalém. Daí, a palavra Paulo, do duplo retrocesso que eles, agora crentes em Cristo, estavam fazendo.

Exalta então a nova condição dee vida que tinham como salvos escrevendo que agora, eles eram considerados "filhos, e por esta causa, Deus enviou aos seus corações o Espírito de seu Filho que clama: Aba, Pai. Portanto, já não és mais servo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro por Deus." - Gl 4.6-7.
O apóstolo faz, então, alusão ao primeiro retrocesso que estariam cometendo em termos de fé, regredindo ao estado de paganismo em que viviam:

"Outrora, quando não conhecieis a Deus,servieis aos que por natureza não são deuses." Gl 4.8

Chamando então, a atenção deles para o segundo retrocesso em que incorriam, este mais grave ainda, porque já tendo sido convertidos à fé libertadora de Cristo, queriam ainda voltar às amarras do ritualismo judaico :

"Agora, porém, que já conheceis a Deus, ou melhor, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir" Gl 4.9

Assim, devemos nós hoje viver. Em liberdade responsável de vida.

Oração para o dia: Prepara-me, Senhor, para uma vida de plena dependência na tua presença, trabalhando em teu reino e honrando a tua igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário