quarta-feira, 25 de abril de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma declaração envolta em mistério

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Gálatas (3) - A nova condição do salvo
                                                   

Leitura diária: Gálatas 4.10-14
Leitura da Bíblia em um ano: 2Samuel, capítulos 10, 11 e 12

O texto confunde até mesmo os comentaristas mais profundos em suas análises. São dois os motivos de dúvida: primeiro, o fato de uma referência pessoal em que o apóstolo se compara aos crentes judaizantes (v.12); em segundo lugar, a alusão a uma sua enfermidade (v.13); e ainda neste mesmo versiculo, em terceiro lugar, em sendo a carta escrita depois da primeira viagem, como Paulo se referiria que foi bem recebido na primeira vez que os visitara.
Os melhores dicionários esclarecem:

1) A comparação que Paulo faz, é com os crentes judeus e não os gentios,
crentes que, agora o antagonizavam naquela igreja: ele se considerava igual a eles, como eles, agora crentes, deveriam se considerar, também, como iguais a ele, Paulo. Ou seja, foram todos judeus convictos como ele, respeitavam as festas e dias santos, jejuavam, procediam com justiça, etc, daí a citação feita no versículo 10, mas depois, converteram-se ao Evangelho de Cristo, tornando-se novas criaturas;

2) A alusão à sua enfermidade, também é ponto de dúvida, pois o texto bíblico não nos registra que doença seria esta, a ponto de levá-lo de volta àquela cidade (v.21). Talvez, uma feia ferida no rosto ou na cabeça, oriunda da pedrada que levara ao ser expulso de Listra na primeira passagem, o que era motivo até de certa repugnância pelo que percebemos no versículo seguinte;

3) E, finalmente, a citação de uma segunda visita, quando sabemos que tudo isto se deu na primeira viagem. Sim, o que supõem os comentaristas é que embora na primeira viagem, ele passou por esta cidade duas vezes, primeira na ida, quando os fatos notórios se deram, e a segunda, quando retornou mais tarde (v.21).

No entanto, o que nos deve marcar neste trecho, é a demonstração de amor e carinho dos gálatas para com Paulo, mesmo diante de um pregador do Evangelho, que, sob o ponto de vista humano, estaria portando algum tipo de deformidade física:

"... e aquilo que na minha carne era para vós uma tentação, não o desprezastes nem o repelistes, antes me recebestes como a um anjo de Deus, mesmo como a Cristo Jesus" Gl 4.14
 
Oração para o dia:
Prepara-me, Senhor, para enfrentar as dificuldades de sua obra, com otimismo, mesmo que as situações se tornem adversas para o meu viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário